EMEF Presidente Vargas recebe atividades da Semana da Acessibilidade

Educação
19/09/2013 13h14

O auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, que fica no bairro Siqueira Campos, foi palco nesta quinta-feira, 19, de mais uma atividade do Projeto Aracaju Acessível, que faz parte da programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado neste dia 20. A Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) é parceira desta iniciativa.

Desta forma, pais e mães de crianças portadoras de necessidades especiais prestigiaram a apresentação das alunas da Escola Inclusiva Augusto Maynard, que dançaram balé, e ouviram músicas interpretadas por Rodrigo Bispo, que é deficiente visual e autista, mas ao mesmo tempo que canta, toca teclado.

A coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico a Pessoas com Deficiência, Joana D´Arc Meireles, ressaltou a participação de Rodrigo Bispo. "As pessoas nem imaginam quanto esse nosso aluno, o Rodrigo, teve sua vida modificada pela música, onde ele mesmo diz que encontrou a felicidade", destaca.

A representante do Conselho da Pessoa com Deficiência, Gorete Medeiros, palestrou para o público, e elogiou a Semed por estar integrada às atividades relativas à Semana de Acessibilidade.  "A acessibilidade é também é uma via de comunicação, pois quando se fala de acessibilidade também se fala de inclusão", definiu Gorete Medeiros, que também elogiou as mães das crianças portadoras de necessidades especiais que foram chamadas de vencedoras, bem como os professores e as unidades de ensino envolvidas na inclusão.

Segundo o vereador Lucas Aribé, que participou do evento, a iniciativa em parceria com a Semed tem o intuito de desenvolver nas escolas atividades que remetam à questão da acessibilidade. "A receptividade nas escolas tem sido muito boa com a participação dos estudantes e professores, o que gera um retorno positivo", observou.

Lucas Aribé disse que na manhã de sexta-feira, 20, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência será lembrado na Câmara Municipal de Aracaju com a realização de uma Sessão Especial e que as atividades da Semana da Acessibilidade serão encerradas no domingo com uma Missa em Ação de Graças na Paróquia Santa Lúcia e a divulgação de uma Carta Aberta Aracaju Acessível: o Direito de Ir e Vir.