Diálogo entre Prefeitura e Estado viabilizará conclusão de obras no Santa Maria

Agência Aracaju de Notícias
19/09/2013 13h18

O prefeito João Alves Filho esteve na manhã de hoje, 19, no Palácio de Veraneio para se reunir com o governador em exercício, Jackson Barreto, sobre a retomada das obras de urbanização das invasões do Santa Maria. O prefeito participou da reunião ao lado do vice-prefeito, José Carlos Machado, do secretário municipal da Comunicação Social, Carlos Batalha, e da equipe diretiva da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Ficou acordado durante o encontro, que a pavimentação das ruas será realizada após conclusão das obras de drenagem e esgotamento, que é de responsabilidade do Estado. João Alves já assinou a desapropriação de algumas casas do bairro.

A obra, cujo convênio foi assinado em 2007 e a execução iniciada em 2008, era fruto de um convênio entre o Estado e Prefeitura. A responsabilidade do Estado era fazer a drenagem e o esgotamento sanitário, que deveria ser executado pela Deso, ficando a Prefeitura de Aracaju responsável pela pavimentação, com a execução da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). A obra estava paralisada há dez meses, mas agora serão retomadas ainda neste mês de setembro, beneficiando toda a população da região.

Para o prefeito João Alves Filho, tudo aquilo que for em prol da população aracajuana terá seu aval e esforço para realização. "Tudo que for para somar esforços em benefício da população não devemos nos opor. Estabelecemos um cronograma entre a área do Governo Estadual e Prefeitura. Já estamos desenvolvendo trabalhos no bairro Santa Maria. Agora, faremos de forma conjunta, e, isso é muito positivo".

O vice-prefeito, José Carlos Machado, destacou que é de extrema importância a Deso concluir as obras de drenagem e esgotamento, para que finalmente a Prefeitura possa pavimentar as ruas. "Até o momento a Deso não concluiu as obras, por causa disso a Prefeitura não pode iniciar a sua parte no contrato. Na minha avaliação, faltava diálogo entre as parte e isso foi resolvido hoje. Estivemos reunidos com os engenheiros para diagnosticar os problemas existentes e, graças a Deus, saí otimista", disse.

Machado ainda enfatizou a necessidade de um cronograma de obras. "Foi exigido das duas partes um cronograma que definisse prazos, mas, sobretudo, a responsabilidade de cada órgão. A parceria deve ser permanente, pois pensamos na coletividade. O grande prejudicado foi o aracajuano, que já podia estar vivendo em locais completamente saneados, mas as obras se arrastam há mais de cinco anos".

Considerando a reunião bastante produtiva, o governado Jackson Barreto, salientou a importância da parceria com a Prefeitura. "As obras estavam paralisadas há meses, mas serão concluídas para o benefício da população", garante Jackson.

Apelo a Deso

O prefeito João Alves Filho aproveitou a oportunidade para solicitar ao governador e aos representantes da Deso imediatismo para recompor o asfalto nas ruas em que a companhia realiza obras.

"Existe um convênio com a Deso para que, após a conclusão das obras realizadas pela empresa, ela recomponha o asfalto. Há um atraso muito grande na concretização dessa parte. Não atribuo isso a irresponsabilidade da Companhia Estadual, muito pelo contrário. Mas, como não é prioridade recompor as ruas, ela vai para outra área sem dizer se finalizou a obra sanitária. Por isso, temos dificuldade em saber se podemos pavimentar", disse o prefeito de Aracaju.

A Prefeitura ainda solicita que a Companhia Sanitária realize todas as obras necessárias antes da conclusão do Programa ‘Rodando no Macio', pois já é de conhecimento da empresa todo o cronograma de recapeamento da Prefeitura. Caso isso não seja cumprido, as vias ficarão danificadas.