Sejesp promove encontro esportivo da Semana de Acessibilidade

Juventude e Esporte
20/09/2013 19h21
Início > Noticias > 56014

Aracaju está promovendo atividades comemorativas ao dia da luta das pessoas com deficiência, celebrado neste sábado, dia 21. Com objetivo de estreitar relações e contribuir com a programação da Semana de Acessibilidade, a Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) proporcionou encontro entre professores do Projeto Paradesportivo de Sergipe e alunos do Instituto Pedagógico de Apoio a Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese).

Realizado no ginásio poliesportivo da Universidade Federal de Sergipe, na manhã desta sexta-feira, 20, o encontro reuniu cerca de 50 alunos do Ipaese, entre crianças e adolescentes, que aproveitaram a manhã participando de modalidades como futebol, basquete, handebol e parabadminton. Enquanto isso, equipes de educação física da Sejesp, Ipaese e do Projeto Paradesportivo de Sergipe, debatiam sobre as modalidades e apresentavam as atividades com intuito de estabelecer parcerias, fortalecendo a prática de atividades adaptadas.

Para o coordenador do Projeto Paradesportivo de Sergipe, Marcelo Haiachi, o encontro fortalece projetos e promove a inclusão através da prática esportiva. "Estamos aproveitando as comemorações da Semana da Acessibilidade para oferecer atividades lúdicas e esportivas aos jovens. A Sejesp vem sempre contribuindo para o fortalecimento de novas conquistas na vida das pessoas com necessidades especiais", disse o coordenador do PPS.

Criado há 13 anos, o Ipaese é resultado da iniciativa de pais que encontravam dificuldades em inserir seus filhos surdos nas instituições de ensino. Atualmente o instituto atende 120 alunos entre o ensino fundamental e médio, no período da manhã, tarde e noite. Paralelamente aos estudos, os alunos da 1ª a 5ª série participam de modalidades como futebol e handebol.

Para a representante do Ipaese, Maria Margarelha, o esporte contribui na vida das pessoas com necessidades especiais, e a Sejesp se mostra sensível a causa. "Encontros como esse fazem a diferença na vida destes jovens. Muitas vezes as pessoas com deficiência auditiva são deixadas fora do contexto social. Através do apoio da Sejesp, foi possível chegarmos à Universidade Federal e participar do encontro", comentou Margarelha.

Parabadminton

Acostumados apenas com o futebol e handebol, os alunos do instituto experimentaram um novo esporte: o parabadminton. A modalidade faz parte das atividades do Projeto Paradesportivo de Sergipe, promovido desde 2009 na Universidade Federal de Sergipe, e fez sucesso entre a garotada. Quem apresentou as regras do jogo foi a aluna do curso de educação física da UFS, Gilda dos Santos. "Agilidade e coordenação são desenvolvidos com a prática da modalidade, e por isso é bastante procurada por pessoas com limitações", explicou.

Emocionado com a superação das pessoas com deficiência auditiva, o repórter da Sejesp Renato D'Ávila, que tem baixa visão, aproveitou o momento para aprender a jogar o parabadminton. O encontro proporcionou desafios ao jornalista, que através de intérpretes pode conversar com alunos do Ipaese.