Na noite da última sexta-feira, 20, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência homenageou 21 pessoas, com e sem deficiência, com o Troféu Pipiri. A cerimônia, que contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Selma Mesquita, foi realizada no Teatro Tobias Barreto.
O evento foi aberto pela presidente do conselho, Gorette Medeiros, que destacou a importância do troféu como forma de reconhecimento àqueles que abraçaram a causa da pessoa com deficiência. "A homenagem traduz o espírito de gratidão deste conselho àquelas pessoas que, tendo deficiência, superam-se, enfrentando as barreiras e, não tendo deficiência, abraçaram a causa e a ela se dedicam", disse Gorette Medeiros.
Em seu pronunciamento, a secretária Selma Mesquita destacou a adesão do município de Aracaju ao Plano Viver sem Limites, que contém a política pública voltada para a pessoa com deficiência; falou sobre a criação do Centro-Dia, unidade de assistência social destinada a esse público, com capacidade para atender 60 pessoas.
A secretária ainda anunciou a realização de uma pesquisa com os usuários do BPC Escola (Benefício de Prestação Continuada) para detectar as barreiras que dificultam o acesso à escola de crianças e adolescentes com deficiência; e fechou a sua fala enfatizando o compromisso da gestão em trabalhar para melhoria da qualidade de vida e inclusão plena das pessoas com deficiência.
Palestra
Antes do ponto alto da noite, os presentes foram brindados com a palestra de Steven Dubner, um dos fundadores Associação Desportiva para Deficientes (ADD). Foram exibidas imagens de superação, de atletas vencedores em competições nacionais e internacionais e Paraolimpíadas.
Enquanto apresentava as imagens, Dubner falou sobre o trabalho que desenvolve na ADD e convocou os presentes a darem mais valor à vida, à amizade, às pessoas. Falou sobre perdoar a si mesmo e aos outros. "Valorize o que vocês são e o que vocês têm", conclamou o palestrante enquanto enfatizava a necessidade de se acabar com a cultura de que a pessoa com deficiência é "coitadinho".
"Eles não são coitadinhos. São eles, com a superação diária dos obstáculos e das barreiras, que nos ensinam", disse Steven Dubner. Ele já proferiu mais de duas mil palestras no interior do Brasil e no exterior.
Troféu
Foram homenageadas 21 pessoas com o Troféu Pipiri, festa que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Estado de Direitos Humanos, Celso Oliva, que no ato representou o governador em exercício Jackson Barreto, a promotora de Justiça Berenice Andrade de Melo, o vereador Lucas Aribé, o ex-vereador Pedro Firmino, a presidente da Fundat, Glaucia Guerra.
Também participaram da cerimônia o diretor do GBarbosa, Fábio Sento Sé de Oliveira, e do Banco do Brasil, José Antônio Valente Dias, que no ato representou a superintendência da instituição bancária em Sergipe. Ambos patrocinaram o evento de premiação, ao lado da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social.
Homenageados
Receberam o Troféu Pipiri, edição 2013: Andreza Kelly Zeferino, Antônio Fonseca, Antônio Luiz dos Santos, Carolyn Estella Chase Freire de Carvalho, Cláudia Almeida Fonseca, Clóvis Lúcio, Fernanda Curvelo Lucena, Grupo Musical Luz do Sol, Halyson Augusto Oliveira, Ivanete Melo Atanazio, Jaciel dos Santos, José Batista Araújo, José Renato Machado Freitas, Josenilda Silveira Almeida, Maria José Oliveira Santos, Mariangela Batista dos Santos, Nilda Gardênia Menezes, Nyceu Dantas Posener, Ricardo Silva de Oliveira, Sonia Tranzillo Carozo e Tiago Santos da Conceição.