Alunos da Escola de Ensino Fundamental (Emef) José Antônio da Costa Melo participaram, nesta segunda-feira, 23, de diversas atividades educacionais relacionadas à educação no trânsito e saúde. Entre os corredores da unidade de ensino, os agentes de trânsito e demais orientadores da área médica foram, por um dia, os professores desses jovens estudantes, que, movidos pela curiosidade, demonstraram interesse pelos assuntos expostos.
A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito, realizada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), com o apoio de diversos outros órgãos e secretarias, a exemplo da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O diretor da escola, Edson Barros, destacou a importância do evento na unidade, que segundo ele, é o local ideal para a difusão do conhecimento. "Até o final do dia os alunos irão aprender muito sobre o trânsito e também sobre questões relativas à saúde, como a prevenção de doenças", coloca. "Cedemos o espaço, apoiado pela decisão da secretária de Educação Márcia Valéria, que entendeu a relevância do evento para a comunidade escolar", acrescenta o diretor.
Para a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Mônica Liberato, a proposta é promover mudanças no comportamento das crianças e adolescentes, já que as estatísticas mostram que os dois grupos são as principais vítimas em acidentes. "A ideia é despertar o interesses desses alunos para esse tema. Eles precisam estar conscientes sobre o que estamos abordando e, mais ainda, que sejam fiscais, alertando os pais, irmãos e demais familiares e amigos", informa.
Interesse
Com binóculos em mãos, descendo e subindo o olhar para o horizonte, o estudante Elian Teobaldo, 9 anos, foi um daqueles que perguntaram e ouviram sobre o trabalho da Guarda Municipal de Aracaju. "Gostei muito. Eles protegem a gente. Aprendi um monte de coisa. Também brinquei muito no pula-pula", disse, sem esquecer do lado lúdico do evento, que teve, além de informação, brincadeiras e jogos.
Quem também elogiou o evento foi Rian da Silva, 9 anos, aluno do 4º ano. "Eu brinquei em tudo o que você já viu aqui. Gostei mais do policial. Vi a bicicleta dele", esclarece. O evento contou com centenas de estudantes e também de demais membros da comunidade escolar. Para animar as crianças foram encenadas peças teatrais e organizadas gincanas.
Campanha
O enfermeiro Ronei Barbosa, gerente do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, foi o responsável por levar aos alunos informações sobre a campanha "Sou amigo do Samu, não passo trote". "Mais de 40% das ligações feitas ao Samu são trotes. É uma porcentagem muito alta. Por esse motivo estamos sempre envolvidos em ações como essa, divulgando e amplificando que se faça o bom uso do serviço de urgência", coloca.