Os novos 147 guardas municipais (GMs) participaram na noite da quarta-feira, 25, da missa em Ação de Graças pela conclusão do Curso de Formação, Capacitação e Atualização da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). A celebração ocorreu na Catedral Metropolitana de Aracaju e reuniu familiares e amigos do formandos. A cerimônia fez parte da programação de formatura do grupo, que será certificado na próxima sexta, 27, em solenidade no Espaço Emes.
A celebração foi conduzida pelo capelão da Polícia Militar (PM), padre Juarez dos Santos Lima, que pregou a importância de buscar Deus como fonte de vida e como o grande sustento para o exercício da nova função. "Os guardas municipais (GMs) estão colocados para servir a Prefeitura e para estar a serviço da população e, a partir deste compromisso, o município os reveste de autoridade. Os GMs estão incumbidos de promover a ordem e o bem, devendo revestir-se, sobretudo do poder de Deus, para que assim possam exercer a profissão e transmitir o amor de Deus para cada cidadão que precisar dos seus serviços. Eles devem exercer o trabalho com presteza e dedicação, visando o bem comum", disse.
O diretor geral coronel Enilson Aragão, que representou a secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania Georlize Teles, fez questão de saudar a todos os familiares e agradecer a equipe de instrutores que contribuíram na formação do grupo. Aos formandos dedicou as seguintes palavras: "temos a certeza de que estamos no caminho certo. Os desafios são grandes, mas são transponíveis, porque vocês acreditam e a GMA também acredita no potencial de cada um dos senhores. Na condição de diretor da GMA, digo que assumimos o grande compromisso de servir a sociedade aracajuana e de trabalhar numa construção plural de cidadania. Então, novos GMs, vocês são importantes para a GMA e, muito mais importante para os seus familiares que também integram a nossa sociedade. Com a força e a proteção de Deus, nós alcançaremos o sucesso, a paz e, especialmente, a tranquilidade que a sociedade pede a todos nós".
Para a GM Camilla Duarte a celebração foi fundamental. "Este é um momento único, até porque somos a primeira turma da GMA a participar de formatura. Nós buscamos a benção de Deus para consolidar, não só a conclusão do curso, mas também o trabalho que vamos desenvolver a partir de agora", revelou. Foram mais de 570 horas, distribuídas ao longo de 100 dias, em que os GMs aprenderam todo o arcabouço de conhecimentos teórico e prático para executar as atribuições conferidas no momento da posse.
A GM Karize Teles, a quem coube os agradecimentos finais, destacou a alegria e a gratidão por todos aqueles contribuíram na formação. "Colocamos um ponto final em uma pequena estrofe e iniciamos uma nova rima no soneto das nossas vidas. O momento é de alegria e orgulho, porque somos vencedores e podemos sentir a satisfação do dever cumprido", destacou a guarda.
Culto Evangélico
No início da semana, dia 23, os GMs formandos participaram da celebração evangélica na Igreja Assembleia de Deus do bairro Siqueira Campos. Quem dedicou as palavras de incentivo e fé foi o pastor e vereador Roberto Morais.