João Alves lança Programa Educacional pioneiro no Brasil

Educação
27/09/2013 14h22

Determinado a mudar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Aracaju, que até o ano de 2012 era considerado o pior do Brasil, o prefeito João Alves Filho continua investindo na qualidade do ensino público municipal. Hoje, 27, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, João Alves lançou o programa PROTEGE (Programa de Tecnologia e Gestão das Escolas), um sistema de gestão escolar que promove a interatividade entre gestores, professores, alunos e pais. Para tanto, estão sendo distribuídos tablets, para todo o corpo docente e diretores das escolas, em substituição ao diário de classe.

O PROTEGE engloba três projetos que tem a tecnologia como suporte na qualidade da educação. O primeiro deles é a entrega dos tabletes com o aplicativo Android em parceria com a empresa de telefonia Oi. Com internet grátis e livre, cada aparelho contém um programa desenvolvido para auxílio do professor como diário de classe. O educador faz o login e acessa o portal com as informações necessárias para desenvolver a aula, além de conter todas as informações dos alunos possibilitando a realização da chamada de forma digital.  A cada falta computada, os pais ou responsáveis do aluno ausente é comunicado via SMS de forma instantânea.

Outras ferramentas que fazem parte do Programa de tecnologia é a utilização de jogos educacionais para aprimorar os conteúdos de sala de aula e o projeto Show de Aula, onde o professor desenvolve aulas em vídeo, dentro dos tópicos sugeridos pela Secretaria da Educação. Caso a aula seja aprovada, a Prefeitura pagará R$ 600 por aula selecionada podendo chegar até R$ 6.000 por educador.

Bastante satisfeito com o desenvolvimento dos projetos da Secretaria da Educação e grande admirador das questões que envolvem excelência na qualidade de ensino, João Alves informou que o Programa funcionará imediatamente nas Escolas Municipais e destacou que vivemos na era do conhecimento. "Antigamente um país rico era quem possuía recursos naturais como petróleo, minério e etc. A Coreia, por exemplo, que era um país destruído, hoje está passando a frente da Aplle em termos de tecnologia por ter investido na qualidade da educação".

"Em minha última gestão como governador, elevamos o índice do extinto SAED, hoje IDEB, levando Sergipe a estar entre os primeiros do Norte/ Nordeste. Aprendemos com isso, que temos sempre que envolver os professores de maneira que sejam beneficiários, já que são os grandes autores dessas transformações", informou João Alves.

De acordo com o prefeito, o auxílio das ferramentas tecnológicas como suporte no aprendizado educacional está comprovado cientificamente. "Os jogos eletrônicos educacionais podem ser usados em qualquer matéria e funciona muito bem. A parceria com a Oi nos trouxe a possibilidade de trazer os pais dos alunos a participar de forma mais ativa do desenvolvimento dos seus filhos, já que, caso o aluno falte, eles saberão de forma imediata através de SMS, bem como o boletim e comunicados da escola", garantiu.

Operacionalização

Os dois mil tabletes que estão sendo distribuídos para todos os diretores das escolas, professores e técnicos da Secretaria da Educação, utilizam um mix de ferramentas no qual é coletado, de forma automática, os dados dos alunos na escola e em sala de aula. Além disso, professores e diretores compartilharão de um canal que permitirá rigoroso controle do rendimento de cada aluno.

De acordo com a secretária da Educação, Márcia Valéria, o PROTEGE é um dos muitos programas que existem na Secretaria. "Entendemos que escola tem que ser inovada. Com base nisso, temos três grandes grupos de programas. O PROTEGE, que estamos lançando hoje; o PROMOVE, que é o Programa de Mobilização e Visitação das Escolas; e o terceiro é o PROGRIDE- Programa de Gerenciamento de Recursos e Investimentos para o Desenvolvimento da Escola", disse a secretária explicando que, dentro do primeiro programa os tabletes serão distribuídos para todos os professores do maternal ao nono ano.

Pioneirismo

As atividades com jogos eletrônicos educacionais está sendo desenvolvido em parceria com a empresa Joy Street, de Recife. Aracaju é a primeira cidade no Brasil que utiliza esse tipo de recurso para auxiliar na educação dos alunos. 

Premiado internacionalmente, o projeto da Joy Street conta com jogos eletrônicos divertidos onde o aluno ultrapassa os níveis jogando de forma individual ou em grupo. Os melhores alunos serão selecionados para uma Olimpíada de Jogos Digitais em Recife.

Segundo o representante da empresa Joy Street, Fred Vasconcelos, o programa é desenvolvido de forma online através da página OJE, que não necessita de grandes velocidades de internet para seu pleno funcionamento. "O processo de aprender tem que ser divertido. Os jogos são instrumentos de uso diário onde os alunos estarão se engajando com as missões, e encontrando nos jogos a temática que estão vendo em sala de aula e nos livros, juntando com isso seu entendimento sobre o assunto abordado".