Saúde de Aracaju realiza mutirão no Bairro 17 de Março

Saúde
27/09/2013 16h29

Moradores da Ocupação do Novo Amanhecer, situada no Bairro 17 de Março, tiveram uma manhã dedicada a cuidados em saúde. Um mutirão promovido pela Secretaria da Saúde de Aracaju levou exames de glicemia, aferição da pressão arterial, testes rápidos para DST’s entre outros serviços e orientações para a comunidade.  O líder comunitário da ocupação, Antônio Costa dos Santos, 25 anos, elogiou a iniciativa da Saúde de Aracaju, que tem buscado alternativas para que a comunidade não fique sem atendimento do SUS enquanto a Unidade de Saúde da Família do bairro esta sendo construída.

“Receber exames e a atenção de profissionais de Saúde no mutirão - foi um dia de alegria para as 311 famílias que aqui moram”, revelou  Antônio Costa que também destacou a saúde como sendo uma das principais reivindicações da comunidade.

Durante o mutirão, moradores fizeram filas para passar pelos exames. A gestante Katiucha da Silva Santos, 25, aproveitou a oportunidade para conversar com enfermeiras e tirar dúvidas sobre exames do pré-natal. “Gostei muito da iniciativa. Na minha opinião, veio para facilitar a vida das pessoas carentes que moram  aqui no 17 de Março porque as pessoas atendidas e com problemas de saúde já são encaminhadas para tratamento gratuito nas Unidades de Saúde  mais próximas da comunidade”, disse.                                    

Serviços ofertados

Durante o mutirão, a Saúde de Aracaju montou tendas no bairro 17 de março onde foram oferecidos serviços aos usuários com parceria dos programas: Saúde da Criança, Adolescente e Jovem – ação de combate a pediculose (piolho), distribuição de folder, orientações aos jovens com relação à higiene corporal; Saúde do Adulto, Idoso e Homem – importância do auto-cuidado, realização de teste glicemia capilar para maiores de 20 anos, palestra sobre combate a hipertensão arterial e diabetes, aferição de Pressão Arterial, como também orientações específicas aos idosos e cuidadores.

Através do Programa de Saúde Bucal forram passadas orientações de higiene oral, escovação, principalmente com relação às crianças. A Academia das cidades levou orientações e estímulo à atividade física regular, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) dos usuários, e parceria com nutricionista para avaliação nutricional. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vacinaram contra raiva os animais domésticos.

Já no âmbito das DST’s, houve a distribuição de preservativos, folders com relação ao assunto, realização de teste rápido para Hepatites tipo B e C, sífilis e HIV. Outro ponto que chamou a atenção foi a disponibilidade de ônibus da prevenção para realização dos testes rápidos , veiculo foi cedido pela Secretaria de Estado da Saúde. O programa Saúde da Mulher fez orientações para adesão a realização de citopatológico de colo uterino (exame de prevenção), exame das mamas, comparecer a consulta de pré-natal na unidade de saúde, orientações com relação aos contraceptivos oferecidos pelos serviços de saúde do município.