João Alves assina termo de Cooperação do Programa Federal Brasil Mais Seguro

Agência Aracaju de Notícias
27/09/2013 18h54

Visando maior integração das instituições de Segurança Pública, o prefeito João Alves assinou hoje o acordo de cooperação para o desenvolvimento de ações do Programa Brasil Mais Seguro do Governo Federal, através do Ministério da Justiça. O principal objetivo é intensificar o investimento em segurança para reduzir o índice de criminalidade no estado.

Com a chegada do Programa, mais de R$ 57 milhões serão destinados para a segurança pública em Sergipe até o fim do próximo ano. Os recursos serão voltados, especialmente, para a modernização e qualificação dos servidores, sobretudo nos setores investigativos.

De acordo com João Alves esse é um Programa muito bem concebido no Governo da presidente Dilma Rousseff sob o comando do ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo. "O ministro da Justiça é um homem extremamente capaz, que tem uma visão extraordinária de como a Segurança deve ser encarada. A ação de criar uma integração maior não apenas das polícias federal, militar e civil, mas também com a Guarda Municipal, é algo que louvamos e entendemos que, somente dessa forma, poderemos alcançar e conseguir menores índices de criminalidade, já que é muito difícil combater o crime e principalmente o tráfico de drogas", reconheceu o prefeito.

Destacando que existe atualmente a grande necessidade da interação entre as Instituições de Segurança, o ministro José Eduardo Martins Cardozo disse que nenhum Estado do Brasil, em relação a homicídios, está dentro dos padrões internacionais considerados ideais.

"O programa é de fundamental importância não apenas para o Estado, mas para o Brasil. Um dos grandes desafios que temos é a redução da violência e, portanto, precisamos diminuir os índices de homicídios através de uma conjugação de esforços, seja do Governo Federal, Estadual e Municipal. Todos os Estados estão fora do padrão internacional considerado ideal, que é de menos de dez homicídios a cada 100 mil habitantes. Há regiões onde existem até mesmo 70 homicídios a cada 100 mil habitantes. Sergipe está em torno de 11 assassinatos por 100 mil habitantes. Tenho um sonho que Sergipe, que já tem um bom índice em relação a homicídios, seja o primeiro Estado a ter o padrão internacional estabelecido", declarou o ministro.

O governador em exercício, Jackson Barreto, disse que a proposta do Programa Brasil Mais Seguro é muito importante para diminuir a criminalidade e concordou com o prefeito de Aracaju quando destacou a importância da interação da Polícia Civil e Militar com a Guarda Municipal da Capital. "Esse é um projeto harmônico. Com essa cooperação entre as Polícias Estaduais e Guarda Municipal, poderemos juntos, diminuir a violência".

Guarda Municipal

Para Aracaju, segundo a secretária municipal de Defesa Social, Georlize Teles, a implantação do programa federal surge em consonância com o trabalho que vem sendo desenvolvido na Guarda Municipal de Aracaju. "A partir de agora os projetos da Prefeitura que se enquadrem no Brasil Mais Seguro farão parte do programa. O objetivo de todos nós é ajudar a reduzir o numero de homicídios e dar aos aracajuanos uma cidade mais segura. Um dos projetos que será apresentado ao Ministério é o ‘Anjos da Guarda', que engloba uma série de ações sociais na área de prevenção", explica.

João Alves ainda destacou os investimentos que já estão sendo feitos na Guarda Municipal para, juntamente com a Polícia Militar, combater a criminalidade. "Estamos investindo em armamento e no treinamento da Guarda Municipal. Considero a droga a grande peste do século XXI. E, infelizmente, os traficantes tomaram conta das nossas praças e estão viciando nossas crianças tornando-as ‘mulas'. Depois de reformarmos as praças haverá a presença constante de guardas municipais, para que esses lugares públicos voltem a ser utilizados pela família aracajuana", garantiu.