Os professores e gestores da rede municipal de ensino já começaram a receber os tablets que fazem parte do Programa de Tecnologia e Gestão das Escolas (PROTEGE). A entrega teve início sexta-feira, 27, no Núcleo Municipal de Tecnologia Educacional (NTM), poucas horas depois do lançamento do programa que é pioneiro no Brasil.
Antes de receberem os tablets, os multiplicadores, como são chamados os professores e gestores que integram esse programa, foram instruídos com relação à forma de manuseio do equipamento que irá auxiliados no controle de frequência e desenvolvimento dos alunos.
Antônio Porto Neto, diretor do sistema operacional do Departamento de Tecnologia e Inovação (DTI), ligado à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), explicou que no primeiro momento foram entregues 30 aparelhos e que, aos poucos, os multiplicadores serão capacitados para utilizá-los. "Hoje nós passamos algumas instruções de como usar o tablet e marcaremos um dia específico para ensinar como trabalhar com o software, juntamente com a empresa que desenvolvê-lo", ressaltou Porto.
A intenção é de que em duas semanas seja concluído o cadastro dos professores e alunos e uma escola piloto comece a desenvolver o programa, capacitando os demais docentes. "Até o final do ano temos em mente trabalhar de forma paralela, ou seja, utilizando o modelo tradicional e o software, mas, no ano que vem, quando estiver tudo organizado, o período letivo já será desenvolvido através do programa", frisou o diretor operacional.
Para Karine Melo, umas das professoras a ser capacitada no novo sistema, o programa é uma forma de integração entre a escola e os pais dos alunos. "Dessa forma os pais poderão saber como andam os seus filhos e terão um maior controle sobre eles. Hoje em dia não tem como ficarmos longe das novas tecnologias. Temos que inseri-las em sala de aula para tornar o ambiente mais favorável para a educação", destacou a professora.
Outra educadora que aprovou a iniciativa foi Auridete Carvalho. "São inovações que irão auxiliar os professores. Andamos com tantos papeis e documentos e agora temos tudo em um tablet. É um recurso que facilita na atuação da escola", ressaltou ao receber o aparelho.