Agentes da Saúde de Aracaju iniciam campanha para doação de sangue

Saúde
30/09/2013 12h54
Início > Notícias > Agentes da Saúde de Aracaju iniciam campanha para doação de sangue

Com o tema Agente Sangue da Gente, cerca de mil Agentes Comunitários da Saúde de Aracaju iniciaram uma a campanha solidária de doação de sangue no Laboratório Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A abertura da campanha contou com a participação da secretaria da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, que na manhã desta segunda-feira, 30,  parabenizou os servidores pela iniciativa. “Doar é um ato de solidariedade, amor ao próximo e cidadania. É um bem que se faz para toda a nossa sociedade”, disse a gestora.

Gorreti Reis enfatizou que a iniciativa pensada pelos próprios agentes contribuirá para que mais pessoas se sensibilizem e também ajudem a abastecer as reservas do banco de sangue de Sergipe.

O agente comunitário José Antônio dos Santos foi o servidor da Saúde que idealizou a atividade. Entusiasmado durante a abertura, José Antônio destacou que a doação coletiva de sangue é uma forma dos agentes contribuírem pela nobre causa de ajudar o Hemose.

“A campanha marca as comemorações pelo Dia Nacional dos Agentes Comunitário de Saúde e de Endemias, comemorado em 4 de outubro. A nossa ideia é doar e estimular a doação regular de sangue, incentivando através do nosso exemplo toda a comunidade aracajuana a doar.  Manter o Hemose abastecido é essencial, pois ao contrário de outros materiais  utilizados pelos serviços de saúde, o sangue não pode ser fabricado, precisa ser doado para que os necessitados possam melhorar e até mesmo vidas possam ser salvas”, disse.

Também participaram da solenidade da campanha, o diretor geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Gustavo Santos Filho, o especialista Dr. Sérvulo Nunes e a diretora de Atenção a Saúde, Leane Carvalho.

Palestra

A abertura da campanha também contou com a palestra ministrada pela assessora técnica do Serviço de Captação de Doadores do Hemose, Fátima Bastos. A assessora esclareceu dúvidas sobre os critérios e mitos relacionados ao ato de doar. “Todos podem doar desde que estejam em boas condições de saúde, tenham entre 16 e 67 anos e pesem acima de 50 kg”, explicou Fátima, que ainda reforçou que no dia da doação não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos antes da doação, e, além disso, é aconselhável uma boa noite de sono nas 24 horas que antecedem a doação.

Serviço

Quem quiser somar forças à campanha de doação para o Hemose, deve se dirigir ao serviço que está localizado na avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e, aos sábados e feriados, das 8h às 12h. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço Social, através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259-3174.