Goretti Reis participa de entrega de certificados a feirantes

Saúde
30/09/2013 18h35

A secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, participou hoje à tarde, no auditório do Sebrae, da entrega de certificados de conclusão do curso de Implantação Orientada do Programa de Alimentos Seguros a 150 feirantes da capital. Essa capacitação surgiu a partir de um levantamento feito pela Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde que alertou para a necessidade destes profissionais se capacitarem na manipulação e acondicionamento dos alimentos.

A feirante Malva Gomes Santos recebeu o certificado das mãos da secretária Goretti Reis, que classificou o curso de extrema importância para os profissionais. A feirante Malva elogiou o curso e disse que esse aprendizado vai ajudá-la no dia a dia do trabalho, pois os clientes estarão mais seguros e protegidos quando comprarem os produtos em sua banca. O conteúdo do curso, promovido pelo Sebrae, numa parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), foi distribuído em uma carga horária de 15 horas, sendo oito de aulas teóricas e três práticas. As turmas eram compostas por, no máximo, 30 alunos e aconteciam às segundas, terças e quartas-feiras, no Parque Augusto Franco (Sementeira).

O coordenador da Vigilância , Ávio Brito, considera o curso altamente satisfatório.  Ele lembra que pouco antes do Forró Caju as pessoas que iam trabalhar na festa passaram por um curso semelhante, por isso as equipes de Vigilância Sanitária que foram fazer a fiscalização não encontraram problemas.

O curso para capacitar estes feirantes em agosto e as turmas subsequentes concluirão nos meses de outubro a dezembro, A expectativa é que sejam capacitados 1.250 feirantes, que trabalham em 32 feiras livres existentes na capital.