Prefeito entrega certificado de capacitação a 150 feirantes

Formação para o Trabalho
30/09/2013 19h49

Preocupado com o manuseio dos produtos comercializados nas feiras livres de Aracaju e em transformá-las em modelos, o prefeito João Alves Filhos certificou nesta segunda-feira, dia 30, 150 feirantes que participaram do curso de Implantação Orientada do Programa de Alimentos Seguros promovido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o SEBRAE. A entrega dos certificados ocorreu no auditório do SEBRAE e permitiu aos profissionais autônomos se adequarem as exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.

Num curso com 15 horas de duração, dentre as quais oito foram teóricas, os feirantes puderam conhecer as técnicas e a forma correta de como manusear os alimentos comercializados, tudo de acordo as normas da vigilância sanitária. Para João Alves, o respeito ao profissional que trabalha nas feiras livre é essencial.

"Tenho estima e consideração com os feirantes e a realização desse curso é a maior prova disso. Jamais serei autor algo que prejudique esses profissionais. Esse curso foi uma cobrança do Ministério Público e temos um interesse em comum que é a orientação da manipulação dos alimentos. No período que antecedeu o Pré-caju, também realizamos esse curso para os ambulantes. O resultado foi bastante expressivo, pois a vigilância sanitária retirou do circuito um percentual quase irrisório de profissionais liberais", disse.

Com uma meta de capacitar 10 mil pessoas durante o ano, a FUNDAT, que tem à frente a diretora Glaucia Guerra, tem a expectativa de capacitar mais de mil feirantes até o final do ano. De acordo com Glaucia, esse curso surgiu por causa da problemática existente em relação às feiras livres com o Ministério Público e a Vigilância Sanitária. "Durante a parte prática do curso, o feirante tinha que demonstrar, com um instrutor e a funcionários da vigilância, tudo que havia aprendido na parte teórica durante o curso".