Cursos de culinária incentivam práticas de empreendedorismo

Formação para o Trabalho
02/10/2013 08h52
Início > Notícias > Cursos de culinária incentivam práticas de empreendedorismo

O incentivo ao empreendedorismo é um dos focos das ações realizadas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas). Para tornar as iniciativas individuais mais bem sucedidas, a Fundação une o Programa de Crédito da Prefeitura de Aracaju (CredPovo) e as orientações oferecidas pelos técnicos do programa a cursos livres, caracterizados pela curta durações e pelo foco na produção. Entre os cursos livres que mais auxiliam na geração de renda e incentivam as ações de empreendedorismo estão os do setor de culinária.

Os cursos livres de culinária oferecem desde formação e aperfeiçoamento mais específicos, como os cursos de doces finos, chocolates, bolos artísticos e confeitaria, até os mais gerais como os cursos de culinária trivial, doces e salgados e os de bolos e tortas. Em todos eles, entretanto, os instrutores dedicam atenção especial à economia dos materiais e eficiência da produção.

"Mostrei para os alunos que até com um saquinho de quilo é possível confeitar um bolo e deixá-lo lindo", diz a instrutora do curso de bolos e tortas, Ana Virgínia Ramos, que aproveitou para dar dicas de confeitaria para as alunas, incentivando-as a continuar a formação. "Fico emocionada vendo a produção das meninas e o desejo delas de buscar aperfeiçoamento, pois essa formação realmente pode fazer diferença. Tenho alunas que trabalham em lojas próprias e isso é uma alegria sem tamanho para quem ensina".

A instrutora Marilena Maria dos Santos, que ministrou o curso de doces e salgados oferecido em parceria entre a Fundat e a Sociedade Essa, localizada no bairro Ponto Novo, fala com felicidade da turma assídua e dedicada durante todo o curso. "Digo sempre para os meus alunos que eles podem fazer com que essa experiência seja lucrativa, desde que eles tenham perseverança", ressalta Marilena.

Ainda que os cursos livres dediquem atenção especial para a formação de empreendedores, não são poucos os exemplos de alunos que acabam ingressando no mercado de trabalho através dos conhecimentos adquiridos neles. A inserção no mercado de trabalho é feita através a Agência do Trabalhador da Fundat e dos bancos de oportunidades de instituições parceiras.

De acordo com a Representante da Sociedade Essa Vera Torres, os cursos geram importantes oportunidades. "Nosso acompanhamento mostra que cerca de 80% dos nossos ex-alunos são aproveitados no mercado de trabalho, graças a parcerias que temos com empresários e a própria iniciativa dos alunos", destaca a representante da Sociedade Essa.

Em alguns casos, as parcerias estabelecidas durante os cursos acabam sendo prolongadas posteriormente. "Estamos interessadas em montar uma cooperativa, nós já temos o conhecimento e com a parceria das colegas diminuímos o problema da falta de dinheiro, pois o pouco de cada uma vai ser multiplicado", diz a aluna do curso de doces e salgados Sonia Maria Soares.

Segundo informa a aluna do curso de bolos e tortas, Ana Claudia Naturano, a turma gostou tanto do curso que pediu a continuidade de formações parecidas na área. "Acho que percebemos a possibilidade de ir além e queremos ir, a turma está fechada e esperando ansiosa pelo curso de bolos artísticos", avalia.