Secretário visita núcleos do Segundo Tempo

Juventude e Esporte
02/10/2013 17h18
Início > Notícias > Secretário visita núcleos do Segundo Tempo

O secretário da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy, visitou nesta terça-feira, dia 1º, seis dos 28 núcleos do Programa Segundo Tempo, iniciativa do Ministério do Esporte que é realizada em Aracaju através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). Os núcleos foram escolhidos aleatoriamente e até o final do ano todos devem ser visitados.  Em atividades desde o dia 4 de setembro, o programa atende 2.800 crianças e adolescentes, oferecendo diversas modalidades esportivas.

Acompanhado da coordenadora geral do projeto, Kelly Silva, e da coordenadora pedagógica, Cássia Fernanda Cardoso, Eloy vistoriou as instalações onde são realizadas as atividades nas escolas municipais Oviêdo Teixeira, General Freitas Brandão e Tênisson Ribeiro, além dos núcleos da Praça da Juventude e dos Centros de Referência a Assistência Social (Cras) Risoleta Neves e Dr. Carlos Melo Fernandes. O secretário conversou com os coordenadores de núcleos, monitores e alunos contemplados pelo programa e acompanhou de perto as ações desenvolvidas.

"Nosso papel enquanto gestor é estar atento a todos os detalhes dos programas executados pela Sejesp. A visita possibilitou ver como o Segundo Tempo está sendo desenvolvido, quais as dificuldades enfrentadas, o que esses jovens estão pensando e como os coordenadores de núcleo estão atuando. Isso vai nos possibilitar fortalecer os laços para que o gerenciamento do programa seja eficaz, mostrando as partes envolvidas que a Sejesp está andando junto", garante Eloy. 

Os coordenadores de núcleos executam as atividades pautadas nas diretrizes do programa, auxiliados por um monitor (estagiário de educação física) e têm o suporte material oferecido pelo Ministério do Esporte. Para Luis Paulo de Souza, coordenador do núcleo instalado no Cras Dr. Carlos Fernandes, no bairro Lamarão, a visita mostra a seriedade com que o programa vem sendo tratado.

"Essa é a segunda visita que nós recebemos e que nos encontram em plena atividade. Temos um mês de início e estamos sendo procurados todos os dias por crianças que desejam participar do Segundo Tempo. A visita do secretário fez toda a diferença para reforçar o fôlego que o programa está tomando", disse Luis.

Responsável por acompanhar o planejamento pedagógico dos 28 núcleos, a coordenadora Cássia Fernanda Cardoso avaliou como positiva a visita feita pelo secretário, ação que deverá ser contínua ao longo dos 12 meses do programa em Aracaju.  

"A visita é importante para termos o feedback de como o programa está se materializando. É uma forma de nos aproximarmos dos alunos beneficiados, de ouvirmos o que eles querem e de como estão avaliando esse primeiro mês. É uma oportunidade também de ouvirmos os coordenadores de núcleos, das escolas e dos Cras, para entendermos o impacto do programa na comunidade em que ele está inserido", explicou.

E quem se fez ouvir foi o ativo Daniel Silva, de 12 anos. Inscrito em um dos núcleos situados na Praça da Juventude, o jovem aguarda ansiosamente pelas terças e quintas-feiras. Para ele, o programa não poderia estar melhor. "A gente brinca, se diverte, lancha e a professora é legal. Eu gosto muito de jogar futsal, mas a gente faz tanta coisa diferente que o tempo é muito pouco. Se eu tivesse em casa não teria com quem fazer tudo isso", disse Daniel.

Segundo Tempo

O Segundo Tempo é uma iniciativa que tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte educacional, contribuindo para diminuir a vulnerabilidade a situações de risco, já que as atividades oferecidas são realizadas no horário oposto ao turno escolar. A proposta é atender 100 crianças em cada núcleo, oferecendo atividades coordenadas por um educador físico e um monitor esportivo, durante seis horas semanais. Os núcleos funcionam durante três ou dois dias por semana, com duração de duas e três horas cada dia, respectivamente. São beneficiadas crianças e jovens de 7 a 17 anos.