Saúde Bucal de Aracaju e UFS discutem criação de Clínica de Extensão

Saúde
02/10/2013 18h02
Início > Notícias > Saúde Bucal de Aracaju e UFS discutem criação de Clínica de Extensão

A possibilidade de uma parceria entre Secretaria da Saúde de Aracaju e o Curso de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi tema de reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 2, na sede da secretaria. Durante o encontro, o coordenador do Programa de Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Neto, sinalizou que “a criação de uma clínica de extensão para estágio supervisionado com alunos da UFS, em comunidades carentes do município, vai ampliar ainda mais a oferta do atendimento odontológico aos usuários do SUS”.

Bastante entusiasmada, a pró-reitora de graduação da UFS, Rosa Maria Bragança, representou o reitor Ângelo Antoniolli durante o encontro. Rosa Maria destacou que a parceria com a Saúde de Aracaju seria mais uma forma de mostrar o papel social da academia que busca transformar a sociedade e formar profissionais competentes.

“Hoje os alunos precisam de mais campos para práticas no SUS. Procuramos a Secretaria da Saúde porque já temos algumas experiências exitosas junto à rede municipal, a exemplo das  experiências de estágio nas Unidades de Saúde da Família, e as disciplinas voltadas para a atenção ao cidadão como  Odontologia em Saúde Coletiva II”, afirmou a pró-reitora, que citou também a experiência multidisciplinar do Pet Saúde, que beneficiou diversos cursos da Saúde.

Clínica para extensão e estágio

A coordenadora do curso de Odontologia da UFS, Alaide Herminia, explicou que em breve a UFS vai enviar o projeto sobre a criação da Clínica de extensão para o estágio. “A ideia é fazer com que nossos alunos vivenciem mais práticas nas Redes de Atenção Básica e Especializada da Saúde de Aracaju. Desta parceria, a UFS pode vir a investir recursos financeiros em equipamentos e materiais de uso do novo serviço que será de utilidade comum à Saúde de Aracaju. Na contrapartida, pediremos ao município que ceda o espaço físico de serviços de saúde onde ocorrerão as práticas e estágio supervisionado na própria rede”, explicou.

A professora de Odontologia Maria Auxiliadora Pereira acrescentou que para a UFS a expectativa é grande, e todos desejam que o projeto possa ser concretizado. “É uma ideia viável e essencial para que nossos estudantes de odontologia fiquem mais capacitados, e quando iniciarem a vida profissional, já tenham um olhar adequado para a realidade da Saúde Pública”, afirmou.