Ausentes da cerimônia de entrega de certificados de cursos Pronatec, realizada no dia 6 de setembro, as alunas egressas do curso de Recepcionista da Unidade de Qualificação do Santos Dumont foram pessoalmente buscar seus certificados na sede da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas). Na oportunidade, elas aproveitaram para conhecer os serviços de orientação profissional desenvolvidos pela Fundação, além das atividades de estímulo ao empreendedorismo desenvolvidas no local.
A presidente da Fundação, Gláucia Guerra, acompanhou a visita das alunas, aproveitando o momento para elogiar a aprovação conquistada por todas elas, como também agradecer a confiança depositada na instituição durante o período de capacitação.
"Agradecemos muito a participação de vocês e incentivamos para que continuem realizando mais cursos de capacitação, alguns cursos do Pronatec ainda continuam em oferta e podem se adequar para a continuidade de sua carreira profissional. O importante é tentar aplicar o conhecimento aprendido para uma função. Para isso, também estamos com a Agência do Trabalhador, que receberá o currículo de vocês e encaminhará o documento para empresas locais", fala Gláucia.
A coordenadora da UQP Santos Dumont, Sandra Mara de Almeida, aproveitou a ocasião para elogiar as alunas que se destacaram durante o período de formação. "Todos foram muito atenciosos e responsáveis e, por isso, estão de parabéns por chegarem até o final do curso. Eles souberam agarrar a oportunidade oferecida pela Fundat e levaram adiante seu sonho de se profissionalizar e conseguir uma nova posição no mercado", afirma.
Na avaliação das alunas, Iara Conceição Santos e Rita de Cássia Assunção, os benefícios do curso se estendem não só na oportunidade de qualificação oferecida, mas também ajudam a levantar a autoestima dos participantes. "Antes de fazer o curso, você se sente incapaz, impossibilitado de conquistar alguma coisa no mercado. Depois, fica tudo mais fácil e te dá mais ânimo para ir atrás de um emprego", explicam as alunas, formadas no curso de Recepcionista e interessadas em dar continuidade a outros cursos profissionalizantes.