A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ), firmou hoje uma parceria com a Faculdade Pio X, com o objetivo de capacitar os agentes de endemias, com aulas teóricas e práticas. A coordenadora do CCZ, Roseane Nunes, disse que o diálogo com a direção da instituição estava ocorrendo há algum tempo para que todos os detalhes da parceria fossem acertados. "Essa ação conjunta terá o intuito de aperfeiçoar os processos de trabalho existentes", destacou.
Em novembro haverá uma capacitação dos agentes com o tema "Raiva Animal", onde serão abordados temas como: situação epidemiológica da raiva, o papel do agente de endemias no combate à doença e a apresentação dos resultados da campanha antirrábica de 2013.
"Esse encontro firmará um marco inovador entre a Faculdade e a Saúde de Aracaju consolidando a troca de saberes entre a academia e entidade pública no que se refere ao controle e combate de endemias em Aracaju", disse Tereza Cristina Maynard, diretora de Vigilância em Saúde. Para Roseane Nunes, essa parceria já vinha sendo discutida há algum tempo, mas agora foi concretizada.
Possivelmente, no próximo ano, a Faculdade Pio X vai capacitar os 270 agentes de endemias, com procedimentos nas campanhas de vacinação e manejo com animais. Além de Tereza Cristina, participaram da reunião, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raulinna Lima, a coordenadora do Centro de Zoonoses, Roseane Nunes, por parte da Secretaria Municipal de Saúde.
Pela Faculdade Pio X, o coordenador de estágios do Curso de Medicina Veterinária, o professor Hermínio Aguiar Menezes e Emerson Mendes, diretor do Hospital Veterinário da faculdade.