Capacitação em auxiliar de garçom enfatiza versatilidade da profissão

Formação para o Trabalho
04/10/2013 10h15
Início > Noticias > 56230

 

Dando continuidade ao ciclo de qualificações inseridos no Pronatec Copa, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas), participou do encerramento da turma de Auxiliar de Garçom, que foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), uma das instituições do Sistema "S" que participam do Pronatec na execução de cursos profissionalizantes.

Integrando o eixo de ensino voltado ao Turismo, Hospitalidade e Lazer, o curso de Auxiliar de Garçom contempla 180 horas de aulas, oferecendo atividades teóricas e práticas. Os exercícios cumpridos pela classe eram desenvolvidos em sala de aula, a partir de práticas simuladas de atendimento realizadas sob a supervisão dos professores que direcionavam as melhores soluções para os problemas apresentados durante a execução das atividades.

Durante o encerramento, a técnica interlocutora do Pronatec/Sistec, Elis Barreto, parabenizou os alunos pelo cumprimento da formação, encorajando-os a continuarem se especializando em novos cursos e incrementando as perspectivas de sua carreira.

 "Não deixem de continuar se atualizando, porque é elemento fundamental para quem deseja conquistar um novo emprego. Pelo Pronatec, é possível realizar três formações diferentes ao longo de um ano, mas que não podem acontecer ao mesmo tempo. Por isso, acabando um curso e verificando a sua área de interesse, não deixe a oportunidade passar e se inscreva", aconselha Elis, ainda apresentando os serviços do Credpovo e Agência do Trabalhador voltados ao estímulo de empreendedorismo e o encaminhamento profissional.

Versatilidade

A variedade de serviços e postos de trabalho disponíveis para a profissão de garçom torna a função como uma das mais versáteis do mercado. Seja em ocasiões formais, eventos sociais, restaurante, lojas, organizações privadas e até públicas, os garçons podem atuar em diversas áreas, com a vantagem de exercer serviços temporários que adicionam uma boa renda complementar ao salário mensal.

Segundo o instrutor do curso, Carlos Alberto Bianchetti, além das demandas habituais por novos profissionais, ainda há a chance de boas vagas no mercado com o surgimento de grandes eventos esportivos esperados para os próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olímpiadas.

"Boas vagas de emprego irão surgir e o garçom será bastante requisitado para o preenchimento de muitas dessas vagas.  O mais interessante é que o curso também te aproxima do setor de copa ou cozinha de uma empresa e você pode desenvolver outros serviços no local, mas com o tempo ir ascendendo e conquistar um posto maior até de gerência", diz o instrutor, relatando que quando começou a profissão atuava como lavador de pratos e depois foi alcançado novas posições de emprego.

Animada com a facilidade de contratação, a aluna Marilene da Silva acredita que logo conseguirá outro emprego, ainda mais já tendo atuando antes na profissão. "Eu trabalhei como garçonete em barraca de praia, mas não sabia nem arrumar direito uma mesa. Agora, não só tenho a experiência, como sei o modo correto de como executar a função", comemora Marilene.