Gargalhadas, alegria e muita diversão. Foi em clima de festa que se realizou a terceira edição do Lazer Em Meu Bairro, programa da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) que aconteceu no último sábado, 5, no bairro Siqueira Campos. O projeto, que visa levar atividades esportivas, recreativas, lúdicas e culturais em um dia de lazer e entretenimento às comunidades de Aracaju, reuniu centenas de moradores na rua Rio Grande do Sul, um dos endereços mais tradicionais da capital.
Com programação movimentada, o sábado já começou bastante agitado: logo pela manhã a rua já estava interditada e crianças corriam soltas, ocupando-se com jogos de tabuleiros, cama elástica, apresentações culturais e outras brincadeiras. Os adultos também não ficaram de fora. Além do já famoso corte de cabelo gratuito, a terceira edição do projeto trouxe novidades, como a Oficina de Currículos, uma parceria entre a Sejesp e a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), e o sorteio de fraldas e produtos de higiene íntima realizado pela Delicacy.
Para Carlos Eloy, secretário da Juventude e do Esporte, o Lazer em Meu Bairro chega a sua terceira edição ainda mais próximo da comunidade. "Quando eu assumi a secretaria um dos principais objetivos, tanto meu, como do Prefeito João Alves, era ir ao encontro da sociedade. Estar disponível, escutar a população e estudar sugestões de melhoria. Atualmente ganhamos credibilidade e obtivemos uma reposta extremamente positiva. Hoje as pessoas pedem pelo Lazer em Meu Bairro. Elas estão começando a perceber o quanto o esporte e a cultura podem realmente mudar não só suas vidas, como toda sociedade", analisa.
Apoiando esta terceira edição, o vereador Anderson de Tuca, também ressaltou a importância do projeto. "Trazer cidadania e ouvir a população dessa forma é fundamental, é a melhor maneira de se trabalhar num real desenvolvimento. E em um mês tão festivo como esse, que tem o Dia das Crianças como data comemorativa, tudo fica ainda mais especial. A Sejesp e a Prefeitura de Aracaju são grandes parceiros, trouxeram toda sua estrutura, e hoje tivemos um dia diferente que espero que se repita por muitas outras vezes. Lazer é direito de cada um", diz.
E é um dos direitos cada vez mais cobrados - e valorizados - pela população. Moradora do Siqueira Campos há mais de 20 anos, Dona Clarice Alves descreve nunca ter visto nada parecido. Sentada na porta da mesma casa em que criou seus filhos e netos, ela observava atenciosa o movimento. "Isso aqui é maravilhoso, há tempos que precisávamos de algo assim no nosso bairro. Estou adorando, já fico esperando pela próxima edição", fala, sorrindo.
Alex Costa, outro morador, também era um dos mais animados. "Há muito tempo que não víamos algo como esse evento por aqui. Nasci e me criei nessa rua, e toda essa animação, com todos os vizinhos nas ruas e as crianças brincando sem perigo, me recordam muito a minha infância. É uma cultura que não podemos deixar morrer jamais", declara, exibindo o recém adquirido corte de cabelo.
E a criançada não perdeu a chance de se esbaldar nas brincadeiras e atividades. Júlio Graciliano, de 10 anos, por exemplo, fazia parte da turma dos inquietos e esperava ansioso seu time entrar no jogo de futebol. "Sem isso aqui jogar bola é ruim, os carros passam toda hora e fica muito arriscado. E tem gente que não pode ir até as praças do bairro. Eu acho que trazendo brincadeiras assim fica bom pra todo mundo".
Ainda participaram do evento esportistas do Bolsa Atleta, com demonstrações de Capoeira e Kickboxing. Outra atração foi o sorteio que o vereador Anderson de Tuca realizou, distribuindo brinquedos e duas bicicletas para as crianças.