Nesta segunda-feira, 7, a Guarda Cidadã realizou mais uma ação, desta vez no Centro de Estudos Triunfo do Saber, bairro Santos Dumont. Na plateia, crianças de 2 a 11 anos se divertiram e aprenderam com a equipe do teatro de bonecos da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que passou informações sobre temas do cotidiano das crianças.
Os bonecos Jaiminho, Alice, Carlão, GM Bela e GM Josué levaram aos alunos lições sobre o uso de drogas através de uma situação que pode acontecer facilmente na vida deles. Na apresentação de hoje, um traficante oferecia uma "balinha" nas escolas com o intuito de viciar as crianças. O objetivo da encenação era fazer com que as crianças percebessem o perigo de aceitar algo oferecido por estranhos.
Muito interativas, as crianças entenderam a mensagem que a Guarda queria passar. A aluna Kaylane Luzia, 10 anos, demonstrou que compreendeu bem o que foi passado. "O teatro de bonecos mostra pra gente que é importante respeitar os nossos pais, professores e colegas e diz que não podemos aceitar balas de estranhos porque podem ter drogas", declarou a menina.
O proprietário da escola, Elmer Santana, enfatizou a importância do projeto. "Qualquer informação para ajudar a formar as nossas crianças é importante, principalmente em comunidades como a nossa, em que o índice de criminalidade é bastante alto e a violência, muitas vezes, faz parte do cotidiano delas. Os pais, hoje, têm pouco para instruir os filhos e a escola tem, cada vez mais, assumido esse papel. É com muita alegria que recebemos o Guarda Cidadã aqui para nos ajudar nesse processo de formar cidadãos", disse o diretor.