Servidores finalizam curso de capacitação em Redação Oficial

Formação para o Trabalho
08/10/2013 15h06
Início > Noticias > 56297

Na tarde desta segunda-feira, 7, a primeira turma integrada ao Programa de Capacitação e Desenvolvimento do Servidor (Procaps) obteve sua certificação no curso de Língua Portuguesa e Redação Oficial, direcionado ao aprimoramento do uso correto da língua padrão em documentos oficiais e atos administrativos municipais. 

A solenidade de encerramento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, contando com a presença do secretário municipal de Administração, Edgar Silveira, da presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Gláucia Guerra, gestores administrativos e servidores municipais.

Durante a aula de encerramento, a ministrante do curso Wilma Ramos, com 34 anos de experiência no ensino da língua portuguesa, enfatizou os principais assuntos abordados durante os 20 dias de curso e ainda salientou a importância de atualizar o estudo das normas gramaticais na rotina profissional.

"Se a gente não pode fazer perfeito, temos que buscar formas de como aprimorar esse processo. Com as mudanças do uso da linguagem, é normal que certas colocações fiquem ultrapassadas e caiam em desuso. E se tudo vai se modernizando, é imprescindível que a gente vá acompanhando e seguindo essas transformações, aplicando esses conhecimentos não só no cotidiano, mas igualmente no contexto profissional", explicou Wilma.

Na ocasião, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, elogiou o comprometimento dos servidores em participar do processo de aprendizagem, mostrando interesse pelo aperfeiçoamento do uso normativo da língua padrão.

"Fico grata ao verificar o resultado do comprometimento de todos os envolvidos, desde os participantes até os organizadores responsáveis pela execução e planejamento das atividades. A nossa intenção é continuar com mais cursos que tragam melhorias aos serviços de atendimento público, oferecendo mais agilidade e firmeza aos servidores durante o desenvolvimento de suas tarefas", afirmou Gláucia.

Na avaliação do assessor da Semad, José Elder, a eficácia dessa etapa de qualificação ficou comprovada a partir da observação do empenho e satisfação registrados pela turma. "A equipe da Semad teve a ideia de colocar em prática esse projeto de qualificação e logo conseguimos a parceria da Fundat para a concretização dessa tarefa. O interesse e a dedicação demonstrados pelos participantes na aula final só reforçaram a ideia que tínhamos sobre o sucesso do Procaps. O que nos motiva a dar continuidade ao programa e ampliar o número de qualificações para contemplar outros servidores", asseverou.

A participante do curso, Maria Iramide Oliveira, elogia o conteúdo desenvolvido nas aulas e afirma que já coloca em prática o conhecimento aprendido. "Eu achei o curso nota 10 e gostei bastante de tudo o que aprendi. Não sabia da capacitação, mas logo que surgiu a oportunidade não perdi tempo e me inscrevi. Hoje, estou muito mais atenciosa e rigorosa ao redigir um texto, tendo o cuidado de selecionar as palavras e saber quais os termos mais adequados para a redação de um documento oficial", enfatiza a servidora do setor de atendimento da Emurb.  

Qualificação dos servidores

Com uma carga horária de 60 horas, o curso de Língua Portuguesa e Redação Oficial foi realizado na Escola do Legislativo, no Centro da Cidade. Além desse curso de qualificação, a Prefeitura ainda oferece o curso de Libras voltado aos servidores que trabalham diretamente no setor de atendimento ao público dos órgãos municipais. O objetivo é melhorar a capacidade de comunicação dos servidores, tornando-os mais aptos no atendimento aos cidadãos com deficiência.