Aracaju realizará evento pelo Dia Mundial da Saúde Mental

Saúde
09/10/2013 16h53

Nesta quinta-feira, 10, é celebrado o dia Mundial da Saúde Mental e para marcar a data, a Rede de Atenção Psicossocial (REAPS) da Secretaria da Saúde de Aracaju vai promover um encontro com o tema Explorando territórios. O evento terá início às 9h na Casa Rua da Cultura, situada na Praça Camerino, 210, Centro.

A proposta do encontro é mesclar lazer, cultura com as discussões acerca da saúde mental como fator que não impossibilita a vida em sociedade. Para a coordenadora da REAPS, Karina Cunha o evento será mais um momento em que usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), familiares e amigos, juntamente com os profissionais da Saúde Mental vão desmistificar preconceitos acerca das pessoas que sofrem com transtorno mental e dos tratamentos hoje disponíveis pelo SUS.

Somamos forças pela Luta Antimanicomial que é um movimento histórico de fechamento dos manicômios no Brasil. Fator determinante para os avanços no tratamento em saúde mental digno e humanizado. Hoje nos CAPS, bem como em toda a Rede de Saúde Mental de Aracaju é feito um trabalho constante de estimulo a independência, lazer, cidadania e a inclusão social dos usuários em tratamento por meio da participação do convívio social e familiar”, afirma Karina Cunha.

Confira a Programação do Dia Mundial da Saúde Mental em Aracaju:

9h_ Abertura Oficial e Bazar;

9h30min_Curta SUS e Roda de Conversa Explorando Territórios;

10h30min_Roda de conversa empreendedorismo;

11h30min_ Apresentação Teatral;

14h_Apresentação Circense;

15h_ Show de Talentos e Apresentações Musicais;

16h_Apresentação de Teatro Superação (usuários do Caps atuam e mostram talentos).