Núcleos do Segundo Tempo realizam atividades comemorativas ao Dia das Crianças

Juventude e Esporte
09/10/2013 16h37

Os 28 núcleos do Programa Segundo Tempo estão com atividades especiais durante esta semana, em comemoração ao Dia da Criança. Nesta terça-feira, 8, foi a vez do núcleo instalado no Centro de Referência a Assistência Social Porto D'Antas, que fica na comunidade de igual nome, promover uma manhã diferente para a garotada. Eles participaram de uma sessão de curta-metragem que faz parte do programa Curta SUS.

Comandado pelo Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o projeto tem como objetivo estimular o pensamento e a discussão de temas importantes relacionados a saúde entre as crianças. Nesse encontro foi exibido o documentário "Miau", que retrata a alienação e os hábitos alimentares de um gato, tema que agradou e prendeu a garotada ao vídeo.

E no meio de tantos olhinhos atentos, estavam o de Sara Gabriela de Jesus, de 12 anos, que aproveitou cada segundo da manhã diferenciada. "Estou aprendendo muitas coisas, brincando e aproveitando esta manhã. Gostei muito do filme, de ouvir meus colegas e falarem de problemas que vejo no meu dia-a-dia. Foi muito bom participar do debate", disse a garota.

Para Chenya Coutinho, representante do Nuprin, a parceria com o Segundo Tempo está abrindo portas para o fortalecimento de ações voltadas aos jovens de toda Aracaju. "A Secretaria da Juventude e do Esporte, através do Segundo Tempo, vem se somando ao Curta SUS e contribuindo com a formação destas crianças. Estamos a disposição para levar aos núcleos esse projeto e outros que o Nuprin desenvolve", assegurou Chenya.

Já o coordenador do núcleo Porto D'Antas, Alberto Mendonça, ficou encantado com a participação das crianças. "A Sejesp e a SMS estão contribuindo para a formação desses meninos e meninas. Tivemos a oportunidade de receber essa programação diferenciada na semana da criança e sinto que teve uma grande aceitação. Foi uma forma de dar voz a eles, mostrando que estamos aqui para discutir o que eles vivenciam diariamente", explicou Alberto.

A coordenadora Geral do Segundo Tempo, Kelly Silva, e a coordenadora Pedagógica, Cássia Fernanda Cardoso, acompanharam a ação no CRAS Porto D'Antas e também participaram da tarde diferenciada que o CRAS Dom Carlos Fernandes, do Lamarão, proporcionou aos assistidos pelo programa. Comandada pelo coordenador de núcleo Luis Paulo de Souza, a garotada visitou o Mundo Jurássico, iniciativa que o CRAS tomou contando com a parceria da TV Sergipe.

Cerca de 30 crianças e adolescentes conheceram o parque temático que conta um pouco da história dos dinossauros. Euforia, curiosidade e muita animação não faltaram durante o passeio. A exemplo de Leslilayne Alves, que ficou impressionada com o realismo que os bichos passava. "Eles parecem de verdade, não é? Achei muito legal ver de perto, conhecer mais sobre os dinossauros e ver que existiam outras espécies que eu não sabia. Foi um grande passeio", disse a menina.