Qualificação complementar diferencia profissionais especializados

Formação para o Trabalho
09/10/2013 17h04
Início > Noticias > 56332

Tanto para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho, quanto para abrir o próprio negócio, leva vantagem quem está qualificado.  Para fazer com que a formação seja diferenciada, uma boa estratégia é somar cursos que possam se complementar de maneira criativa. A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão veiculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), oferece cursos profissionalizantes e livres que podem ser combinados para gerar um profissional mais completo e atualizado, quanto às demandas do mercado de trabalho.

A formação profissionalizante oferecida pela Fundat, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), possibilita que o aluno estude em até três cursos durante um ano, desde que eles não sejam realizados ao mesmo tempo. Ainda que não haja nenhuma proibição sobre a escolha de cursos em áreas diferenciadas, a técnica interlocutora do Pronatec/Fundat, Elis Barreto Oliveira, aconselha os interessados em conquistar uma boa formação que optem por cursos que se complementem.

"É muito importante que o aluno tenha foco e saiba a área ao qual quer trabalhar, pois quando os cursos realizados não se aproximam em nada, isso dá impressão ao empregador de que a pessoa não sabe muito bem o que deseja. Para continuar estudando, indicamos que os alunos escolham cursos que estejam relacionados, pois isso fortalece o currículo e torna o profissional mais completo na carreira que almeja", indica a técnica.

A criatividade para quem trabalha por conta própria

Se criatividade e proatividade são importantes para quem procura uma vaga de emprego, para os empreendedores individuais essas características são indispensáveis. Aos que pretendem trabalhar por conta própria e precisam de uma formação mais rápida, a Fundat oferece variados cursos livres cuja função é auxiliar de maneira imediata o empreendedorismo e a geração de renda.

Para a formação livre não há limites de cursos durante um ano, mas é ainda mais importante manter o foco, pois uma grande quantidade de produtos ou serviços pode complicar não só a venda e a gestão do negócio, mas também a excelência que todos os produtos e serviços devem ter.

A aluna do curso de Biscuit, Lindinalva Freitas, compreendeu bem as dicas oferecidas durante a realização dos cursos e as colocou em prática na sua área. "Fiz o curso de Bolos Artísticos e já vim fazer o de Biscuit com o intuito de utilizar essas técnicas para enriquecer minha produção. Agora, além de poder fazer o topo dos bolos com o material do biscuit, dominei a técnica e já estou conseguindo aplica-la em materiais comestíveis", explica.

A instrutora do curso de Biscuit, Adriana dos Santos Lima, acrescenta que se manter em uma área dá mais qualidade à produção do aluno, além de aumentar a intimidade com as técnicas e a capacidade de utilizar a criatividade de maneira bem sucedida. "Fiz um curso de Biscuit no ano 2000 e tenho trabalhado na área até hoje. Eu ensino, trabalho em um ateliê e ainda recebo encomendas na minha casa. Só depois de dominar a técnica comecei a ser mais criativa e a fazer de um jeito que é só meu, é essa segurança que tento passar para os alunos", diz Adriana.