Unidade de Saúde Sinhazinha promove curso de orientação a gestantes

Saúde
09/10/2013 18h40

Gestantes assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) participaram de mais uma etapa do IV Curso de Orientação a Gestantes, promovido pela Secretaria da Saúde de Aracaju, através da Unidade de Saúde Sinhazinha, na avenida Hermes Fontes. No curso desta quarta-feira, 9, as grávidas receberam orientações sobre higiene, saúde, beleza, alimentação, imunização e cuidados do parto e pós-parto: alterações no corpo, anticoncepção e atividades sexual.

A primeira parte da palestra sobre higienização e alimentação ficou sob responsabilidade da enfermeira Linda Leite Caldas,  enquanto que Sheila Santana abordou  o tema imunização. Coube ao obstetra George Figueiredo abordar parto e pós-parto. Estas palestras chamaram a atenção do casal Kátia Melo Vieira e Mustafá Ur. Ela está no terceiro mês de gravidez e ficou surpresa ao tomar conhecimento das vacinas necessárias à gestante, a importância na alimentação e a amamentação do bebê.

Mustafá Ur, que é paquistanês e reside no Brasil há dois anos, está muito feliz porque será pai. "O amor aumenta, o cuidado aumenta", diz ao se referir à gravidez de Kátia, que formou-se em Direito recentemente. Com relação ao curso, Mustafá assegura que o aprendizado é muito bom. Ele é um dos poucos homens presentes na Unidade Sinhazinha, compartilhando com a mulher estes ensinamentos. Apaixonados, eles contam que se conheceram através de amigos comuns e depois de um ano namorando decidiram se casar. "Não esperava ficar grávida", disse Kátia. Mustafá espera um dia mostrar ao filho, o país onde ele nasceu.

A diretora da Unidade Sinhazinha, Erilene Franklin, lembra que o  IV Curso de Orientação a Gestantes começou no dia 2 de outubro e prossegue até  final deste mês. Os objetivos principais são: oferecer aos futuros pais orientações de profissionais especializados que buscam a preparação da família para as novas descobertas e enfrentamento dos desafios que envolvem esta etapa da vida; e informar sobre a importância dos cuidados durante a gravidez, parto, pós-parto e primeiras semanas de vida do bebê, desmistificando a chegada do recém-nascido, a fim de simplificar a vida do casal para possibilitar uma gestação segura.

Erilene explica que a proposta do trabalho  é desencadear uma ação educativa através de informações centradas na saúde integral da gestante e do bebê e na melhoria da qualidade de vida, articulando uma equipe formada por trabalhadores da saúde, usuários, prestadores e a comunidade.