Saúde Bucal capacita Cirurgiões Dentistas sobre câncer de boca

Saúde
10/10/2013 13h04
Início > Notícias > Saúde Bucal capacita Cirurgiões Dentistas sobre câncer de boca

O programa municipal de Saúde Bucal, "Sorria Aracaju", está promovendo um curso de capacitação sobre diagnóstico do câncer de boca para todos os Cirurgiões-Dentistas (CD) que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju. Os encontros estão acontecendo na sede do Conselho Regional de Odontologia (CRO), parceiro na realização do curso.

Os profissionais foram divididos em dias diferentes, para não paralisar o atendimento da rede municipal, e receberam aulas do CD Cristiano Gaujac, que atende no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Aracaju, sendo especialista e mestre em cirurgia buco-maxilofacial e doutorando em implantes dentários.

"Um profissional extremamente competente, e com títulos que o qualificam para palestrar sobre o assunto", afirma o coordenador do Sorria Aracaju, José Guimarães Neto. Segundo o coordenador, esse curso é importante para a realização da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, que ocorre de 14 a 18 de outubro.

"Estamos atualizando os profissionais para que detectem melhor lesões possivelmente cancerosas. Durante a semana de prevenção, além do diagnóstico e encaminhamento ao CEO dos casos suspeitos, os profissionais também farão atividades educativas por várias unidades da rede municipal", conta José Guimarães Neto.

Para o presidente do CRO, Anderson Siqueira, a valorização profissional é um ponto vital na qualidade do atendimento. "A gente tem feito parcerias buscando a capacitação profissional, para que eles possam oferecer o que tem de melhor ao usuário final, que é a população de Aracaju", ressalta o presidente. 

Sorria Aracaju

Atualmente, a Saúde Bucal de Aracaju conta com 67 CD's no Programa de Saúde da Família, que também tem outros 39 como apoio. O CEO conta com 25 CD's, mais dois dão plantão na urgência odontológica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Nestor Piva, no bairro 18 do Forte, e mais um atende no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), situado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira Campos. "Estamos buscando aumentar ainda mais esse número para facilitar e agilizar o acesso dos usuários ao atendimento em saúde bucal", informa o coordenador José Guimarães Neto.