Aracaju comemora o Dia Mundial da Saúde Mental

Saúde
10/10/2013 14h22
Início > Notícias > Aracaju comemora o Dia Mundial da Saúde Mental

Ações de lazer, arte e empreendedorismo. Assim foi o dia de hoje voltado para a inclusão social dos que sofrem de transtornos mentais. Esta foi a principal proposta da Rede de Atenção Psicossocial (REAPS) da Secretaria da Saúde de Aracaju que realizou o encontro ‘A Saúde Mental Abre Passagem' como forma de celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental comemorado neste 10 de outubro.

A abertura do encontro aconteceu na Casa Rua da Cultura, Centro da capital, e contou com as presenças da secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, da coordenadora da REAPS, Karina Cunha, além dos representantes de instituições apoiadoras do evento como o diretor da Cia de Teatro Stultífera Navis, Lindenberg Monteiro e presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas), Gláucia Guerra.

Reconhecimento

Na abertura, Goretti Reis foi recebida com carinho pelos usuários dos CAPS e presenteada com um arranjo de flores artesanais feitas nas oficinas dos serviços como uma demonstração do reconhecimento pelo trabalho que a gestora tem feito na busca por melhorias na Saúde Mental de Aracaju.  Na gestão de Goretti Reis reformas de CAPS foram entregues, além de novos serviços em saúde mental inaugurados.

"Fico emocionada com essas flores tão bonitas. Para mim são também uma prova do valor e do potencial que o cidadão que sofre de transtorno mental tem e pode vir a devolver ainda mais com ajuda de tratamentos em saúde dignos e humanizados. Estamos empenhados em buscar melhorias para que os serviços em Saúde Mental continuem acontecendo com a qualidade que todos merecem", afirmou a secretária que também foi aplaudida ao adiantar que, em breve, mais oficineiros estarão nos CAPS para ensinar artesanato que tanto serve como forma de  lazer e renda para os usuários.

Saúde Mental estimula inclusão Social

A coordenadora da REAPS, Karina Cunha, destacou que "o encontro é uma oportunidade a mais de mostrar que o transtorno mental não é um fator incapacitante para vida em sociedade e em família. No Dia Mundial da Saúde Mental queremos superar preconceitos e também mostrar que todos podem, na medida das suas limitações, buscar uma vida melhor e até mesmo conquistar independência por meio de trabalhos manuais e artísticos". 

Parceiras para empreendedorismo

A presidente da Fundat Gláucia Guerra aproveitou o evento para reafirmar que "a Fundação trabalha como parceira da Saúde de Aracaju e planeja reforçar seu papel social estimulando o empreendedorismo também com os usuários do CAPS. São oficinas e cursos que podem fazer a diferença, sobretudo para quem tem baixa renda e quer conquistar um dinheiro extra".

Nos dias 16 de outubro equipes da Fundat estarão nos CAPS Jael Patrício e AD Primavera para ofertar oficinas pactuadas como os cursos de confecção de papel e confecções em EVA.

Cia de Teatro Stultífera Navis

O diretor da Cia de Teatro Stultífera Navis, instituição que cedeu espaço e oficinas de teatro para o evento, reforçou o enorme prazer que sente em poder colaborar para um dia de atividades que pregam o respeito e reconhecimento pelas pessoas com transtorno mental. "A Companhia de teatro traz em seu conceito a ideia de que todos nós, os artistas, somos loucos, uma nau dos insensatos. É muito satisfatório podermos abrir as portas e acolhe-los em nossa casa", disse.  

Programação

Da programação, além de um grande bazar de artesanatos feitos pelos usuários do CAPS realizado na Praça Camerino, houve exibição do Curta SUS, seguido de Roda de Conversa Explorando Territórios. Em seguida, houve roda de conversa sobre empreendedorismo, apresentação teatral e circense, além de show de Talentos e Apresentações Musicais . Por fim às 16h, o evento foi encerrado com apresentação de Teatro Superação em que usuários do CAPS atuam e mostram talentos.