Cursos do Pronatec Copa qualificam profissionais para o turismo

Formação para o Trabalho
11/10/2013 15h42

Mais uma vertente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vem ampliando o número de profissionais capacitados na capital sergipana. O Pronatec Copa oferece diversas formações profissionais que ajudam no preenchimento de vagas de emprego no setor turístico, especialmente nas cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo ou locais concentrados nos entornos dessas cidades.

 Em Aracaju, o programa de qualificação é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e executado pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas).

Dentre as formações oferecidas no Pronatec Copa estão os cursos de recepcionista e camareira em meios de hospedagem, que encerraram suas atividades pedagógicas executadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Cada curso contemplou uma carga horária mínima de 200 horas de aulas, sendo que os alunos aliaram o conhecimento teórico a conteúdos práticos da função.

Durante a aula de encerramento, a equipe da diretoria de Formação Profissional, representada pela técnica interlocutora Pronatec/Fundat, Elis Barreto, esteve presente no local e parabenizou os alunos pela formação. "Ficamos contentes ao acompanhar o processo de encerramento e verificar que os alunos persistiram até o final, mesmo com as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Todos estão de parabéns e são vitoriosos por conquistarem esta etapa fundamental para quem deseja conseguir uma chance no mercado", afirma. 

Uma das concludentes do curso de camareira, Andrea Regina de Jesus, fala satisfeita do quanto o curso lhe proporcionou uma nova guinada profissional, já que até antes as únicas ofertas de  trabalho que recebia era para serviços informais da área doméstica.

 "Sem nenhuma qualificação, as pessoas só te dão emprego para serviços de casa ou coisas passageiras. Mas agora estou muito mais confiante. Vou juntar esse curso ao que finalizei antes como massagista, e já vou garantir o sustento da minha família sem passar tanta dificuldade. Até comecei a dar massagens em casa, sendo que algumas professoras do Senac são minhas clientes e venho aumentando o número de interessados a cada dia", fala a simpática aluna ainda complementando sobre a possibilidade de qualquer pessoa realizar o curso. "Eu acredito muito que todo ser humano é capaz de aprender e não deve desistir dos seus sonhos. Foi isso que eu fiz e hoje estou colhendo todos os meus esforços, sem nunca pensar em parar".

Na opinião da aluna Denise Andrade, do curso de recepcionista, a qualificação trouxe uma experiência muito enriquecedora para sua vida, inclusive dando mais esperança em não deixar se abater pelos obstáculos que surgem. "Fiquei muito tempo sem trabalhar e não tinha coragem de colocar um currículo no mercado totalmente limpo na área de qualificação. Hoje, já me sinto mais disposta e sei que tenho muito mais chance de sair dessa situação. Tenho muita fé que as coisas vão começar a se ajustar", enfatiza.

Pronatec Copa

Inserido no âmbito do Pronatec Turismo, o Pronatec Copa consiste em uma das vertentes do programa de inclusão produtiva criado pelo Ministério do Turismo (MTUR), que tem a meta de oferecer 240 mil vagas de cursos até o próximo ano. Para o Pronatec Copa são oferecidos 21 cursos profissionalizantes, distribuídos nos eixos de Turismo, Hospitalidade e Lazer, sendo que as qualificações são disponibilizadas gratuitamente e contam com a execução pedagógica das instituições de ensino profissionalizante do Sistema "S", como Senai, Senac e Sest/Senat.