Coores realiza recolhimento de material reciclável no Centro da capital

Serviços Urbanos
11/10/2013 09h16
Início > Noticias > 56359

Atenta à quantidade de resíduos que é encaminhado para o Aterro Sanitário da Estre Ambiental, localizado em Rosário da Catete, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), desenvolve ações de controle para diminuir cada vez mais a quantidade de material reciclável que é desperdiçado. Somente com a coleta seletiva, mensalmente, cerca de 220 toneladas de resíduos recicláveis deixam de sujar o ambiente e se transformam em emprego e renda para ex-catadores, hoje integrantes da Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores), no Centro de Triagem "José Walter Bautista Vidal", no bairro 17 de Março.

No período da noite integrantes da Coores executam o serviço de recolhimento de materiais recicláveis descartados pelas lojas no Centro da capital.

Josefa Iara dos Santos que faz parte da cooperativa comenta sobre o trabalho realizado na área que concentra um grande número de lojas. "Iniciamos o serviço todos os dias a partir das 17h, recolhendo papelão e todo tipo material que serve para reciclagem. Após coletarmos uma grande quantidade colocamos todo o material em um caminhão que leva o que foi recolhido para a cooperativa. É através deste serviço que conseguimos um retorno financeiro para complementar a nossa renda e reconhecemos o apoio da Emsurb", disse.

Para o diretor de controle operacional da Emsurb, Robert Willyam, a parceria surgiu do momento em que foi incentivado aos cooperados o serviço na região. "O centro é uma área que concentra um grande número de material que serve para reciclagem e sendo assim, eles realizam uma significativa ação ao contribuir com a diminuição de materiais que seriam destinados ao aterro", esclareceu o diretor.

Coores

Criada recentemente a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria  (Coores) gera emprego e renda para famílias de ex-catadores de material reciclável do antigo lixão do Santa Maria. Com a integração da cooperativa no Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura Municipal de Aracaju, o material vendido para a indústria de reciclagem vem do itinerário semanal de recolhimento e é separado numa estrutura preparada para este tipo de serviço.