Saúde de Aracaju promove Semana de combate a sífilis

Saúde
11/10/2013 18h03

Ampliar o acesso da população aos exames de detecção da sífilis, divulgando os serviços de saúde onde são ofertados testes rápidos e laboratoriais, e incentivar a participação e adesão do homem ao pré-natal da sua companheira. Estes são alguns dos objetivos da Semana de Combate à Sífilis 2013, que a Secretaria de Saúde de Aracaju, irá promover a partir da segunda-feira, às 9 horas, no CTA do bairro Siqueira Campos, com panfletagem para os usuários do Cemar e entrega de laços verdes, símbolo da campanha.

A referência do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, Débora Oliveira,  disse que as atividades em torno do Combate à Sífilis prosseguem até o dia 19, data nacional de combate à doença.  Ela afirmou que apesar de ser de fácil detecção e tratamento acessível, a sífilis ainda registra alta incidência em todo o mundo e sua erradicação representa um desafio para a saúde pública, principalmente no que se refere à transmissão vertical.

Débora ressalta que a sífilis congênita, infecção transmitida ao bebê pela gestante com a doença não-tratada ou inadequadamente tratada, pode trazer graves conseqüências para a saúde da criança ou até mesmo provocar aborto ou o óbito fetal. "Um dos critérios para que se considere o tratamento da gestante com sífilis como adequado é se for feito concomitante do parceiro, o que tem representado um grande entrave para interrupção da cadeia de transmissão da sífilis", alertou.

Durante toda semana, haverá uma série de atividades. Na terça-feira, por exemplo, equipes da Secretaria de Saúde de Aracaju estarão fazendo teste rápido no Terminal do Mercado, das 9 às 14 horas. Na quarta-feira, haverá uma palestra educativa sobre o tema na Escola Santa Rita, enquanto que no dia 16, às 14 horas, palestra em prostíbulos de Aracaju, em parceria com o Programa de Redução de Danos.

No dia 17, das 13 às 16h30, está previsto o Seminário Aracaju Combatendo a Sífilis, da Fundação Nacional de Saúde. No dia 18, das 14 às 17 horas, realização de teste rápido e palestra educativa na empresa Moinho. E no dia 19, às 9 da manhã, testes e panfletagem na praça General Valadão.