Atividades práticas aprofundam conhecimentos técnicos dos cursos

Formação para o Trabalho
14/10/2013 16h13
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A experimentação do ofício antes mesmo de ingressar na profissão é uma excelente oportunidade de conhecer as competências desenvolvidas pelos profissionais da área, mensurando os serviços de execução mais complicados e identificando as tarefas de maior afinidade ou interesse inseridas na rotina de trabalho. Tendo em vista esses benefícios, os cursos de capacitação distribuídos no portfólio de formações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) dispõem de atividades práticas que estimulam os alunos a exercitarem os conhecimentos técnicos aprendidos durante a qualificação.   

Um dos cursos que alia a aprendizagem teórica com a prática é o de Recepcionista, ofertado em uma carga horária de 180 horas e ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), um dos parceiros da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) - órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) - na execução de atividades de capacitação .

Os alunos da formação de recepção, qualificados na Unidade Fundat Clea Brandão, do bairro Coroa do Meio, não só praticaram em sala de aula as situações mais encontradas no cotidiano da profissão, como também realizaram visitas técnicas a instituições que requisitam os serviços da função de recepção.

A ministrante do curso, Emanuela Motta, relembra que cada visita acontecia por um período de duas horas, em que era possível conhecer as instalações dos locais, a dimensão do espaço de trabalho do profissional da recepção e a política de trabalho desenvolvida pela organização. O objetivo dessas informações prévias era situar o estudante sobre o contexto profissional e organizacional ao qual estava imerso o funcionário da recepção de cada segmento visitado.

"As visitas estimulavam os alunos a se empenharam mais durante as aulas, já com foco em uma área de atuação específica. Presencialmente, eles entendem o que as empresas pedem dos profissionais recém-formados e as exigências mais cobradas para a recepção de algumas lojas de segmentos de mercado", explica a professora, que também percebeu o quanto os alunos desenvolveram uma avaliação mais crítica do curso após as visitações. "Eles ficaram mais atentos e passaram a observar com outros olhos as lições ensinadas, além de trabalharem mais sua postura, comunicação e agilidade no atendimento".

Resultados

Todo o emprenho empregado durante as visitas técnicas foram reunidas na aula de encerramento do curso, realizada na última sexta-feira, 11, da qual esteve presente a presidente da Fundat, Gláucia Guerra. Na dinâmica de classe, os alunos criaram empresas voltadas ao mercado de serviços, a partir dos exemplos que presenciaram durante as visitas e transcreveram em relatórios avaliados como nota para o exame final.

Durante as apresentações, a clareza, objetividade e domínio de tratamento do tema foram aspectos elogiados por Gláucia, que ainda ficou satisfeita em conferir de perto a dedicação aplicada pela primeira turma Pronatec dessa unidade Fundat.

 "Fico feliz em perceber o quanto esses cursos realmente estão fazendo diferença na vida de vocês. Seja por uma realização pessoal ou até uma nova visão de mercado, mas percebo que todos sairão um pouco diferentes do que quando entraram no curso. Agradeço a dedicação e confiança depositada pela Fundat e continuamos de portas abertas para atendê-los, tanto através da Agência do Trabalhador para o encaminhamento em processo seletivos de empresas, como pelo CredPovo com a consultoria de financiamento de crédito na montagem de sua empresa", afirma Gláucia.

Para a aluna Geislane da Silva, o curso ampliou sua noção de entendimento sobre o mercado de trabalho, ajudando a direcionar sua área de interesse na profissão. "Achei muito interessante o fato de a gente simular nossa atuação em sala, além das visitas às empresas que ajudaram a me mostrar sobre o que seguir da profissão mais adiante. Hoje, eu já presto mais atenção ao modo como falo ou me comunico com outros. Foi uma experiência que valeu a pena", observa a aluna de apenas 16 anos.