Cras festeja Dia da Criança com brincadeiras e esportes

Família e Assistência Social
15/10/2013 12h52
Início > Notícias > Cras festeja Dia da Criança com brincadeiras e esportes

Durante toda esta terça-feira, o Centro de Referência de Assistência Social celebra o Dia da Criança, com uma vasta programação que vai das brincadeiras tradicionais da infância, passando pelas atividades esportivas educacionais do Programa Segundo Tempo, chegando ao Curta-SUS. "Temos um dia inteiro de atividades dedicadas às crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos", informou a coordenadora da unidade, Luciana de Souza Cruz.

A festa começou por volta das 9h, com brincadeiras que estimulam a amizade, o convívio saudável e a cidadania, a exemplo da "parceira amiga", onde duas crianças são unidas pelo pescoço por papel higiênico. "A brincadeira consiste em caminharem juntas, no mesmo ritmo. Se uma correr, andar depressa demais ou parar, o papel rasga", explicou a animadora.

Cama elástica, dança das cadeiras, bambolê e futsal foram algumas das atividades oferecidas às crianças, em parceria com as secretarias da Juventude e do Esporte, com o Programa Segundo Tempo, e da Saúde, com o Curta SUS.

Curta SUS

O projeto Curta SUS é uma iniciativa do Núcleo de Projetos Inovadores da Secretaria Municipal de Saúde e que tem como finalidade a promoção à saúde através da arte cinematográfica. "Usamos a linguagem do cinema como disparador para uma roda de conversa, que visa sempre a educação popular em saúde, valorizando, neste caso, a realidade da criança", explicou a agente de saúde, também referência técnica do projeto, Chenya Coutinho.

Ela acrescentou que o projeto levou ao Cras Risoleta Neves o curta-metragem "Por que Heloísa?", película que fala de uma criança com paralisia cerebral e sua inserção na escola.     

Segundo tempo

O Segundo Tempo levou ao Cras atividades esportivas para desenvolver com as crianças durante todo dia de hoje.  O programa é uma iniciativa do governo federal e execução da Secretaria Municipal da Juventude e Esportes, que tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte educacional, contribuindo para diminuir a vulnerabilidade a situações de risco.