Urbanização do Augusto Franco garante saúde e lazer à população

Infraestrutura
16/10/2013 16h05

Longos anos de alagamentos, mau cheiro de águas expostas e proliferação de doenças causadas por mosquitos. Esse era o cenário que a população que reside próximo às avenidas Josino José de Almeida (Canal 4) e Dr. José Thomas D'Ávila Nabuco (Canal 5), no Conjunto Augusto Franco. Mas este cenário está mudando. Uma antiga reivindicação de moradores e comerciantes do bairro está sendo atendida pela Prefeitura de Aracaju. A administração municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb), trabalha nos 1.830 metros de extensão de obra, realizada através da parceria da PMA com o Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A obra de infraestrutura está em fase de finalização e está orçada em aproximadamente R$ 7,3 milhões. O projeto inclui obras de microdrenagem (construção de bocas de lobo para escoamento das águas), macrodrenagem (revestimento e cobertura subterrânea de canais), urbanismo (construção de calçadas, ciclovias, plantio de gramas e árvores), restauração do pavimento, iluminação e sinalização de toda a extensão das duas avenidas. Com isso, a população receberá em breve uma área urbanizada de convivência, lazer e esporte. Além disso, a cobertura dos canais evitará a proliferação de mosquitos e vai melhorar o escoamento das águas, beneficiando assim, a saúde da população.

Segundo a aposentada Adélia de Jesus, moradora do bairro, as obras só trazem benefício à população. "Eu sou uma das primeiras moradoras do conjunto. Estou aqui desde que não tínhamos nem iluminação no bairro. Essas obras só trazem benefícios. Diminuem os mosquitos e ratos. Com a reforma da avenida Canal 4, por exemplo, eu levo meus netos para brincar e andar de bicicleta", conta a aposentada.

Já para a comerciante Kelly Graco, proprietária de um petshop localizado na Avenida José Thomas D'Ávila Nabuco, a obra trás benefícios não só para moradores, mas também para comerciantes do bairro. "Quando a obra ficar pronta embelezará e dará mais visibilidade ao bairro, e, consequentemente, valorizar os pontos comerciais", avalia Kelly Graco.