Curso de manicure forma profissionais diferenciados

Formação para o Trabalho
16/10/2013 15h41
Início > Notícias > Curso de manicure forma profissionais diferenciados

"Eu já fazia unha antes do curso, mas depois de me capacitar, se me perguntarem o que mudou a resposta é ‘tudo'. O trabalho todo está diferente e melhor", conta Gilvane Gomes da Silva, uma das alunas do curso de Manicure e Pedicure veiculado ao Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  O curso, que está sendo encerrado esta semana, foi oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Serviço Nacional e aprendizagem Comercial (Senac).

Para formar profissionais com uma qualidade diferenciada, o curso não transmite apenas as técnicas necessárias para cuidar das unhas, mas inclui um cuidado muito maior, que vai desde noções de administração e ética, importantes para quem vai abrir o próprio negócio, até um estudo mais complexo relacionado à segurança, tanto para os clientes quanto para os profissionais.

De acordo com a instrutora do Senac responsável pela turma, Aline de Oliveira Goes, existem muitas questões de segurança que são negligenciadas por pessoas que não possuem a capacitação adequada. "Nós estudamos em profundidade as questões de biossegurança, deixando clara a importância de alguns materiais descartáveis e da esterilização de outros, reforçando, inclusive, que muitas doenças podem ser causadas pela prática indevida. Tratamos também de questões de segurança no trabalho, necessárias para a saúde do profissional", explicou.

Aceitação no mercado de trabalho       

Todo o trabalho para formar profissionais mais qualificados e seguros de sua prática não demorou a ser reconhecido. Algumas alunas foram convidadas para trabalhar antes mesmo do encerramento do curso. Laís Carolina Souza é uma destas alunas e atribui o sucesso à formação recebida. "Nós temos um cuidado totalmente diferenciado, usamos luva, máscaras, touca; utilizamos material descartável e esterilizamos os materiais reaproveitáveis. No curso nós aprendemos o que pode e o que não pode ser feito, pois sem saber uma pessoa pode acabar piorando o problema de um cliente", contou.

Rafaela Santos Lima também foi aluna do curso, ela lembra que pensou em fazer o curso de massoterapia, mas optou pelo de manicure, mesmo sem ter muito conhecimento na área, por identificar uma oportunidade profissional interessante. "Praticamente todo mundo entrou aqui sem saber nem mesmo segurar um alicate, mas com tempo fomos aprendendo e agora nós sabemos que podemos realizar bem a função. Estou finalizando o curso muito satisfeita, por ter aprendido bastante", disse.