Prefeito entrega mais 500 certificados a feirantes

Formação para o Trabalho
18/10/2013 19h58

O prefeito João Alves Filho, ao lado do vice-prefeito José Carlos Machado, participou na tarde de hoje, 18, da entrega de certificados de conclusão do curso do Programa Alimentos Seguros para Feirantes, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC).

A Prefeitura Municipal de Aracaju, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (SEBRAE), favoreceu 500 feirantes do município através desse curso, com o intuito de capacitá-los no manuseio dos alimentos, higiene, e com orientações sobre como mantê-los saudáveis.

O prefeito João Alves Filho lembrou que, quando foi governador, viu de perto a labuta desses trabalhadores, a luta diária desde o plantio, ou através da intermediação junto aos agricultores, e ressaltou que é essencial dar suporte aos feirantes. Ainda de acordo com o prefeito, a Vigilância Sanitária tem seu papel fundamental com a fiscalização, e os feirantes estão sendo preparados para o futuro.

"O novo empreendedor que quer montar o seu negócio precisa ter o conhecimento também em gestão de pessoas, pois não adianta ter só máquinas modernas, e sim como será feita a administração dela, pois são as pessoas que fazem a diferença através do empreendedorismo. A qualidade de vida dos aracajuanos é mais importante do que qualquer outra coisa, e cuidados são necessários quando o ponto é alimento, especialmente na manipulação, para não se tornar um fator transmissor de doenças, por isso é importante que tenhamos feirantes preparados", explica.

O prefeito enfatizou que, ao contrário do que disseram sobre o boato de que ele queria acabar com as feiras livres da capital, ele valorizou e demonstrou total atenção quanto à importância dos mesmos e que através disso garantiu muito mais condições de trabalho, que estão sendo criadas. "Nunca prejudicaria essas pessoas que prestam um serviço maravilhoso, e por isso estou tendo atenção com eles, pois queremos que as feiras funcionem com modernidade, eficiência e limpeza", concluiu.

O diretor técnico do SEBRAE, Emanuel Sobral, declarou que essa parceria e interação entre o SEBRAE e a PMA foi indispensável para atender às especificações da Vigilância Sanitária, que exige o programa de alimentos seguros. O objetivo de capacitar nesse programa 1.250 feirantes até dezembro.

A coordenadora da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) Glaucia Guerra, declarou que a entrega do segundo ciclo de certificados aos feirantes de Aracaju é essencial na capacitação do profissional.

"Hoje são mais 500 certificados e quando completarmos os 1.250 feirantes iremos iniciar um curso de empreendedorismo com todos esses profissionais, iremos ensiná-los o preço dos produtos, marketing pessoal e técnicas de negociação de vendas", ressaltou Glaucia.  

O coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio de Britto, explicou que essa preocupação com a manipulação dos alimentos partiu da ação da vigilância municipal de Aracaju, com o objetivo de dar melhores condições de trabalho para os feirantes e do manuseio com os alimentos.