Prefeito prestigia Outubro Rosa e garante Pró-Mulher para este ano

Saúde
18/10/2013 23h03

O prefeito João Alves filho, na companhia da senadora e primeira-dama Maria do Carmo Alves, participou na tarde hoje, 18, da campanha Outubro Rosa, realizada no Parque da Sementeira e que tem como foco principal alertar e conscientizar as mulheres sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama que afeta muitas mulheres em todo o mundo.

O prefeito, emocionado com a grande participação das aracajuanas, disse ter grande satisfação quanto à campanha, não só pelo combate ao câncer, mas de ver várias pessoas envolvidas em outros movimentos que são realizados para o bem das pessoas.

Ele ainda garantiu que o Pró-Mulher Municipal será lançado ainda este ano, trazendo vários benefícios para a classe feminina. Entusiasta do programa, alegou que existem dificuldades financeiras, mas que de qualquer maneira será viabilizado, porque sabe-se que isso salvará milhares de aracajuanos.

"O movimento é espontâneo de idealismo como a legião feminina de educação no combate ao câncer e é um trabalho que já salvou milhões de pessoas, pois o câncer detectado no começo é perfeitamente curável. E com Maria do Carmo no Programa Pró-Mulher, na época em que eu era governador, mulheres com câncer do colo do útero e também homens com câncer de próstata foram tratados e posteriormente curados. O programa chegou a ser escolhido numa reunião da Organização Mundial da Família na China,e em uma reunião da ONU, como o programa mais bem sucedido em nível mundial de desenvolvimento preventivo do câncer", afirmou.

A senadora Maria do Carmo Alves explicou que o Outubro Rosa é um movimento internacional super importante, pois é onde as mulheres se conscientizam que é preciso trabalhar na prevenção do câncer. Enfatizou que o prefeito já criou o Pró-Mulher e o Pró Família Municipal, mas falta apenas implementar.

A secretária municipal de saúde Goretti Reis destacou que Outubro Rosa faz com que as mulheres tenham a consciência de que é preciso fazer o auto-exame das mamas, que é necessário fazer a mamografia anualmente independente da idade, pois segundo ela, assim há como fazer a prevenção de um câncer. "Com o tratamento precoce, cada mulher evita de ter uma sequela maior, uma mastectomia, um tratamento de quimioterapia ou radioterapia, que é muito mais doloroso e traumático para essa mulher".

A presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães, reforçou que essa campanha é um movimento onde toda a sociedade se mobiliza. Segundo Angélica, a Assembleia Legislativa (AL) instituiu um Projeto de Lei ao Outubro Rosa e que as instituições como a AMO e a Acase, que participam diretamente desse projeto, somadas à Prefeitura Municipal de Aracaju através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irão tornar a campanha ainda mais forte.

"Juntos seremos mais fortes, e isso torna um momento especial para as mulheres, que venceremos, com fé em Deus, o câncer de mama, pois nós sabemos que a finalidade desse movimento é no sentido de sensibilizar a todas as mulheres para a prevenção do câncer. Nós sabemos que quando o diagnóstico é precoce tem cura, portanto, este é um movimento no sentido de que a gente possa alertar toda a família sergipana", concluiu.