Coordenadores do Segundo Tempo são capacitados pelo ME

Juventude e Esporte
22/10/2013 09h50
Início > Notícias > Coordenadores do Segundo Tempo são capacitados pelo ME

Os coordenadores de núcleo do programa Segundo Tempo em Aracaju tiveram um final de semana de aprendizado intensivo. O grupo se reuniu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campo e no Centro de treinamento da Guarda Municipal para a primeira capacitação pedagógica oferecida pelo Ministério do Esporte.

A equipe colaboradora do ministério, composta pelos professores Rafael Tassitano (UFRPE), Annelise Lins e Dennis William Abdala (UFRPE), discutiu pontos de grande relevância para o maior aproveitamento do programa. As atividades foram iniciadas com um vídeo que debateu os fundamentos e a dimensão do projeto social.

"O Segundo Tempo é o maior programa de esporte educacional do Brasil e desde de 2008 conta com equipes colaboradoras que são formadas em sua grande maioria por professores universitários. Nesse sentido acompanhamos os convênios no que tange o trato pedagógico do programa. A capacitação tem como objetivo qualificar as ações pedagógicas que já vem sendo desenvolvidas nos núcleos. Em um segundo momento, serão feitas visitas aos núcleos para acompanhamento e orientação. Essas ações do Ministério do Esporte vêm trazendo resultados significativos para o esporte educacional no país", explicou Rafael Tassitano.

Questões como fundamentos de modalidades, execução das atividades e a mesclagem entre o lúdico e o esporte foram debatidas e provocaram a reflexão de como já estavam sendo trabalhadas nos núcleos. Para a coordenadora Pedagógica do programa em Aracaju, Cássia Fernanda Cardoso, as explicações foram significativas também para a execução do seu trabalho, que envolve um pensamento macro, englobando os 28 núcleos.

"A capacitação foi um momento de aprofundamento das concepções pedagógica do programa e também uma forma de fortalecer o convênio. A presença da equipe colaboradora deu um feedback as ações que estão sendo desenvolvidas em Aracaju até o momento, nos guiando para os próximos passos a serem dados. Saio mais preparada para entender se há uma consonância entre o que o Segundo Tempo pede e o que os coordenadores de núcleos estão fazendo", assegurou Cássia.

Um dos aspectos fundamentais do programa que foi debatido é a necessidade de diferenciar a super valorização do esporte de rendimento em contraponto a democratização da prática esportiva. O Segundo Tempo valoriza o desenvolvimento da criança através do estímulo aos valores como cooperação, espírito de coletividade, respeito as regras e solidariedade. Tudo isso de uma forma diferenciada da tradicional educação física, tendo a parte lúdica como aliada para um maior entendimento.

E essa parte lúdica os coordenadores de núcleo vivenciaram com a prática. Divididos em dois grupos, a turma conheceu novas técnicas para trabalhar os conceitos básicos de modalidades como capoeira, futebol, basquete e vôlei. "Foi uma experiência muito rica. Adquirimos novos conhecimentos e conceitos diferente de trabalho. A oportunidade de termos um embasamento vindo diretamente do Ministério do Esporte vai ser significativa para o nosso trabalho de agora em diante", ressaltou Antenor Oliveira, coordenador do núcleo da Escola Municipal Oviêdo Teixeira, sitiado no bairro São Carlos.

Os dois dias da capacitação foram acompanhados pela coordenadora Geral do Segundo Tempo em Aracaju, Kelly Silva, que avaliou a proposta como importante para todas as áreas do programa. "O encontro foi importante para os coordenadores de núcleo, que ampliaram os conhecimentos, para a coordenadora Pedagógica, que ganha um maior embasamento para mediar a exigência do ministério, e também para a mim, enquanto coordenadora Geral, que amplio o meu olhar sobre a parte pedagógica, que é a parte fundamental para a eficácia do PST", pontuou Kelly.

Em Aracaju o programa é executado através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), tendo iniciado as atividades no mês de setembro. O secretário Carlos Eloy participou da abertura da capacitação e lembrou aos coordenadores do núcleo da importância do programa para a construção de uma sociedade melhor.

"Vocês estão ajudando a transformar a vida desses jovens. Estão dando a eles a oportunidade de experimentar o esporte de uma forma que eles não conheciam além de preencher o tempo deles com atividades construtivas. Quero agradecer o empenho de cada um de vocês, agradecer a equipe colaboradora do ME, e dizer que a Sejesp está aberta para ouvi-los e ajudá-los. Estamos de mãos dadas com o Segundo Tempo", assegurou o secretário.

Segundo Tempo

O Segundo Tempo é uma iniciativa que tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte educacional, contribuindo para diminuir a vulnerabilidade a situações de risco, já que as atividades oferecidas são realizadas no horário oposto ao turno escolar. A proposta é atender 100 crianças em cada núcleo, oferecendo atividades coordenadas por um educador físico e um monitor esportivo, durante seis horas semanais. Os núcleos funcionam durante três ou dois dias por semana, com duração de duas e três horas cada dia, respectivamente. São beneficiadas crianças e jovens de 7 a 17 anos.