Funcionário da Secom ganha ouro em Panamericano de Jiu Jitsu

Comunicação Social
22/10/2013 10h39

Dizem que o esporte tem efeito social e muda a vida das pessoas. Esta máxima foi levada a sério pelo aracajuano Raphael Lopes dos Santos que, no último final de semana, ganhou a medalha de ouro no Campeonato Panamericano de Jiu-jitsu Esportivo, realizado em São Paulo.

Aos 30 anos, o jovem revela que era muito violento quando mais novo, e vivia envolvido em brigas e confusões, mas teve seu perfil mudado graças à prática esportiva. "Alguns amigos faziam muay thai e eu achava interessante. Sabendo disso, eles me incentivaram a entrar no esporte, pois sabiam que eu poderia mudar meu comportamento agressivo, e foi assim que comecei a praticar. Logo mudei minha conduta. O esporte me educou", conta.  "A arte marcial respeita o próximo e é uma questão bem educacional. Considero-me um cara bem mais tranquilo agora", completa.

Após alguns anos de prática no muay thai, Raphael decidiu iniciar em outro estilo de arte marcial, e assim conheceu o jiu jitsu. O que garantiu o primeiro lugar no maior campeonato da América Latina, na categoria Branca Pluma - para atletas com até 66 quilos. "Eu comecei aos 19 anos no muay thay, mas quando descobri o jiu jitsu me apaixonei e mudei o estilo. Pratico há um ano e meio e, com um treinamento intensivo, cheguei ao título nacional", afirma orgulhoso com a medalha em mãos.

Raphael divide sua rotina de treinos com as atividades de motorista da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) que o apoiou para a participação do evento. "A Prefeitura investiu porque acreditou em mim. Graças ao apoio recebido, realizei minha inscrição, comprei meu quimono e as passagens. A Secom confiou e eu trouxe o resultado esperado", explica.

Com atletas participantes de todo o Brasil e diversas partes do mundo, o jovem lutador diz não ter palavras para explicar a real sensação. "Quando se ganha um campeonato internacional o sentimento é indescritível. Subir ao pódio é maravilhoso e, para receber a medalha de ouro, é melhor ainda", conclui.