Capacitação melhora a renda dos feirantes

Formação para o Trabalho
22/10/2013 16h44

O curso de Implantação Orientada do Programa de Alimentos Seguros está sendo oferecido aos feirantes que atuam na capital sergipana. O objetivo da formação é melhorar a qualidade das feiras livres através do ensino de técnicas e normas sanitárias de comercialização alimentar, mas as modificações não pararam por aí. Os feirantes têm percebido que a melhora das condições sanitárias têm sido positiva para as vendas.

Maria José dos Santos e sua família comercializam frutas na feira do Augusto Franco, ela conta que a qualificação a surpreendeu. "Eu comecei o curso achando que ia ser bom só na questão da higiene, mas foi melhor ainda, pois está aumentando as vendas. Alguns clientes dizem que fazem questão de comprar com a gente, por causa da organização, da limpeza e do bom atendimento", diz Maria José.

Uma história parecida foi contada pela feirante Francisca Rosendo Ramos. "Para mim fez muita diferença o que aprendemos sobre o cuidado com os produtos, pois ganhei muitos clientes que, já chegam dizendo que o meu amendoim é melhor, porque é mais limpo e bem cuidado", afirma.

Outra melhora para a renda destes comerciantes, e que foi obtida através do curso, está relacionada à conservação dos produtos. Muitos feirantes destacaram que o melhor cuidado com os alimentos permite que eles permaneçam saudáveis e em boas condições por mais tempo, fazendo com que menos mercadoria seja desperdiçada e que mais clientes sejam atraídos pela boa aparência dos produtos.

O curso

O curso de capacitação foi promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação ao Trabalho (Fundat), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O conteúdo foi dividido em aulas práticas e teóricos, completando uma carga horária de 15 horas. O projeto ainda foi realizado com a participação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Vigilância Sanitária.

Mais 500 certificados

Na última sexta-feira, 18, mais 500 feirantes receberam os certificados de conclusão da capacitação. Durante a cerimônia, autoridades municipais parabenizaram os feirantes pela modificação que estão implementando nas feiras de Aracaju.  No final de setembro outros 130 feirantes já haviam recebido seus certificados e a expectativa é de que até o fim do ano 1.250 feirantes tenham sejam qualificados.

Os organizadores do curso demonstraram emoção e vontade de dar continuidade ao trabalho realizado. "Hoje são mais 500 certificados e quando completarmos os 1.250 iremos iniciar um curso de empreendedorismo com todos esses profissionais. Iremos ensiná-los o preço dos produtos, marketing pessoal e técnicas de negociação de vendas. Queremos verdadeiros empreendedores nas nossas feiras livres e que as elas sejam sinônimo de qualidade para todo o país. ", ressaltou a presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

O presidente da Emsurb, Júlio Flores, chamou a atenção para a importância da qualificação. "Estamos orgulhosos por comemorar a conclusão de mais uma etapa do curso para feirantes. O projeto é um marco nas ações da Prefeitura de Aracaju, já que presta um serviço de grande importância para toda a comunidade, melhorando a qualidade das nossas feiras através do ensino da prática correta de manipulação de alimentos e da segurança alimentar", destacou.

                A diretora de empreendedorismo da Fundat, Alzira Leite, lembrou a importância do trabalho em parceria. "Fazer parte de um grupo de instituições interessadas em fazer Aracaju crescer profissionalmente é muito gratificante, pois nós estamos vendo que esta iniciativa está transformando vidas. A melhora no ambiente e no serviço para os feirantes e para a população é um trabalho que realmente não pode parar", disse.