Aracaju adere ao Plano Juventude Viva

Juventude e Esporte
23/10/2013 18h24

A Prefeitura de Aracaju vem se preocupando com o futuro dos jovens e se somando a políticas públicas do Governo Federal para ampliar as ações já desenvolvidas. Uma delas é o plano Juventude Viva, que teve a sua adesão assinada pelo prefeito João Alves Filho e também pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), responsável pela execução do projeto em Aracaju.

O plano é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, tendo como objetivo promover inclusão e contribuir com a igualdade racial de jovens negros. A iniciativa foi tomada após dados registrados no Ministério da Saúde, que apontaram que mais da metade dos homicídios em 2010 foi de jovens, dos quais 76,6% negros e 91,3% do sexo masculino.

A primeira etapa do plano foi direcionada ao estado de Alagoas, onde o índice de homicídios é alto. Atualmente o plano está inserido em 132 cidades, disponibilizando ações de prevenção a vulnerabilidade como, por exemplo, oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios em situação de risco, além de palestras e atividades para o preenchimento do tempo ocioso.

Com a assinatura do plano, Aracaju se organiza para promover ações direcionadas ao projeto, que devem acontecer no início de 2014, atendendo cerca de 500 jovens, entre 15 e 29 anos. "No próximo mês, técnicos do Governo Federal estarão em Aracaju para capacitar as pessoas que irão desenvolver estas ações. Estamos nos preparando para promover atividades voltadas aos jovens negros, que são o foco do projeto", explicou Íris Magalhães, integrante da coordenação da Juventude da Sejesp.

Pensamentos voltados para a Juventude estão sendo estimulados dentro da Sejesp. E a adesão ao plano concretiza o ritmo de planejamento amplo que a secretaria vem idealizando. "Somos duas secretarias em uma. Não adianta focarmos no esporte, se temos uma juventude necessitada de políticas públicas eficazes para garantir sua dignidade. O plano Juventude Viva vai atuar em jovens que estão no foco da violência e assim tentar transformar o destino desses jovens, assim como o esporte já faz para tantos outros", assegurou o secretário Carlos Eloy.