Setor de apreensão da PMA acolhe animais abandonados em vias públicas

Serviços Urbanos
24/10/2013 11h58

Proteger e conservar o bem-estar da população evitando que animais permaneçam indevidamente em vias públicas. Esta iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura Municipal por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que mantém uma estrutura de acolhimento, com alimentação e atendimento veterinário, no bairro 18 do Forte. O serviço conta com o apoio da população, que contribui com informações feitas por telefone.

O setor de Apreensão de Animais é gerenciado pela Diretoria de Espaço Públicos da Emsurb (Direpa) e oferece um amparo voltado para equinos, bovinos e cães encontrados soltos nas ruas.

"É de extrema importância esclarecer que aqui não é um local onde o principal objetivo é sacrificar animais. O curral como é tradicionalmente conhecido, acolhe e oferece uma assistência qualificada para animais abandonados em vias públicas como cavalos, bois e até cachorros, sendo que para cada apreensão contamos com veículos específicos e profissionais com experiência. Uma prática muito comum é de pessoas que se utilizam de cavalos para auxiliar nas suas atividades e quando estes envelhecem  abandonam e a mesma coisa acontece com os cães", esclarece o coordenador do setor de Apreensão de Animais, José Augusto da Silva.

Em média, são recolhidos diariamente cinco animais de grande porte - principalmente cavalos -, e para esta ação um caminhão boiadeiro transita por toda Aracaju. Já para os de pequeno porte - cães -, as solicitações são menos frequentes, e mesmo assim, o setor conta com um veículo específico para esta remoção. O cidadão que quiser fazer alguma denúncia deve ligar para os números: (79) 8802-1200 e (79) 8802-2000 ou também pelo 0800-284-1300. Os dois primeiros telefones recebem chamadas 24 horas por dia.

No curral da Emsurb, os animais são tratados e alimentados por veterinários e funcionários até a devolução aos seus respectivos proprietários. Para obter o animal de volta, o proprietário paga uma taxa no valor de R$ 33,60. Quando não procurado em um prazo de 15 dias, o animal é encaminhado para adoção. "Há uma lista de pessoas cadastradas à espera. Esta lista é feita através de um cadastro criterioso da Emsurb", comentou o coordenador.

Reincidência

Em caso de reincidência de apreensão do animal, o valor da taxa é dobrado. "Para todo animal que chega ao nosso curral é feito um cadastro e é dessa maneira que sabemos quando ocorre a reincidência", diz José Augusto. Para executar o serviço de Apreensão de Animais, a Emsurb conta com o auxílio de cinco homens e um caminhão boiadeiro disponível 24 horas para manter as ruas e avenidas livres dos animais.