Outubro Rosa é destaque na Assembleia Legislativa de Sergipe

Saúde
24/10/2013 15h58

A secretária da Saúde de Aracaju e deputada estadual licenciada, Goretti Reis, foi convidada a palestrar sobre o Movimento Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama durante uma sessão especial que aconteceu na manhã da quinta-feira, 24, no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Durante o encontro, parlamentares e cidadãos prestigiaram as palavras de Goretti Reis que contribuiu significativamente para o crescimento do movimento, que hoje é um evento oficial em todos os municípios sergipanos graças ao projeto da lei nº 267/2011 de sua autoria. 

"O Outubro Rosa é uma luta que abracei para ajudar no combate e prevenção ao câncer, que é uma das principais causas de mortalidade da população feminina do Brasil e de Sergipe", enfatizou Goretti Reis.

A secretária destacou que o movimento é resposta a realidade vergonhosa do estado de Sergipe, onde o câncer de mama é uma das doenças que mais causam mortes na população feminina. "O movimento já existia há anos no cenário internacional, em países desenvolvidos que obtiveram resultados significativos na detecção precoce e redução dos casos de câncer. Por isso, lutamos para tornar o Outubro Rosa possível através da lei aqui em Sergipe, permitindo assim dar o destaque necessário para que toda mulher saiba que tem direito a cuidar de si e fazer exames como mamografias e autoexame das mamas que são procedimentos preventivos de detecção precoce do câncer", explicou Goretti Reis.

A gestora da Saúde em Aracaju também falou sobre ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde neste mês de outubro como o evento Tarde Rosa que, no dia 19, mobilizou mais de mil mulheres na capital sergipana. Lembrou que as fachadas de prédios foram iluminadas de rosa como símbolo de adesão à campanha e,  durante todo o mês de outubro, as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju têm desenvolvido ações de prevenção e detecção do câncer de mama e do colo do útero.

Prestigiaram a sessão, moradores do município de Lagarto que vieram parabenizar a conterrânea Goretti Reis pela iniciativa, como a primeira dama de Lagarto Valdileide Fraga. Também compareceram os diretores e coordenadores dos programas da Saúde de Aracaju, além do secretario da Saúde de Socorro, Saulo Eloy Filho, e a secretária municipal de Defesae Cidadania, Georlize Teles, e  a presidente da Fundat (Fundação Municipal para Formação do Trabalho ), Gláucia Guerra. Outros a prestigiar foram a presidente do Coren, Gabryella Santana Resende, membros de Sindicato dos Enfermeiros e ativistas de instituições filantrópicas de combate ao câncer de Sergipe, como Legião Feminina de Combate ao Câncer , Amo e Aaacase .

Cuidados com o câncer de mama

Goretti Reis apresentou dados importantes que mostram o resultado das campanhas de conscientização e incentivo aos exames preventivos. "Em Aracaju, de janeiro a julho de 2013, foram realizadas 5.268 mamografias de rastreamento, indicado para detecção do câncer", destacou Goretti.

Em todo Brasil, os procedimentos de mamografia na chamada "faixa prioritária" (de 50 a 69 anos de idade) somaram 2,1 milhões em 2012, contra 1,5 milhões em 2010, o que representa um aumento de 37%. Incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atinge a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010. "Esses números são positivos, mas precisam crescer muito mais para que possamos tirar as mulheres do risco de um câncer não tratado", comentou Goretti Reis.

A secretária da Saúde de Aracaju também alertou para o fato de que os elevados números de câncer na capital sergipana ainda são muito preocupantes. "Dentre as internações da população geral por neoplasias com causa especificada, a maligna de mama ocupou a primeira colocação nos anos de 2011 e 2012 e a neoplasia maligna de colo do útero ocupou a quinta posição", citou Goretti, que aproveitou para pedir que os parlamentares se somassem na luta por mais políticas públicas e alternativas no SUS Aracaju, como a busca por recursos financeiros aquisição de um mamógrafo móvel que pode ser utilizado em ações itinerantes.

"Nas mulheres maiores de 50 anos as internações por neoplasias de um modo geral ocupam a segunda posição, com variação percentual de cerca de 20% de 2011 para 2012. E, dentre as mulheres de 10 a 49 anos, as consideradas em idade fértil, nos anos de 2011 e 2012 os óbitos por câncer de mama ocuparam a quarta posição e por câncer de colo de útero a nona colocação", concluiu a Goretti Reis. 

Parlamentares reconhecem a importância da Lei

A fala da secretaria foi elogiada pelos deputados como a presidente da Alese, Angélica Guimarães, que a parabenizou afirmado que "Goretti tem desenvolvido um trabalho nobre em defesa da Saúde da população e, por ser conhecedora profunda da saúde pública, propôs uma lei que orgulha muito a Alese pela importância que tem a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que pode salvar vidas".

A deputada Maria Mendonça, que foi a parlamentar a propor a sessão de debate sobre o Outubro Rosa, fez questão de homenagear Goretti Reis com a entrega de um buquê de flores e acrescentou que "o sucesso do evento já é visto em diversos municípios como Itabaiana, Lagarto e muitos outros locais que têm mobilizado a população com mutirão de exames nas USF's, além de palestras e ações educativas em ambientes públicos e escolas".