Ruan Phablo: 2º Lugar na Copa Brasil de Bicicross

Juventude e Esporte
24/10/2013 17h54

O nome soa tão especial quanto o currículo. Ruan Phablo é uma dessas pessoas que nascem para fazer a diferença. Aos 16 anos, o jovem esportista do Bolsa Atleta, programa de incentivo da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), é um dos principais nomes do Bicicross em Sergipe. Sua mais recente conquista é ter se consagrado vice-campeão na Copa Brasil de Bicicross, realizada no final de setembro, em Fortaleza, Ceará.

Ruan, que ficou em 5º lugar na Copa Internacional 2012, é Tetra Campeão Sergipano, e já havia conseguido o segundo lugar na primeira etapa da Copa Brasil, realizada em agosto deste ano em Salvador, Bahia, chegou ao novo nível da competição revigorado. "Gosto de desafios, de conhecer coisas novas. Depois de Salvador, continuei treinando diariamente, e mantendo o foco", diz.

"Essa competição foi bem importante e bastante disputada. Agora tenho me preparado muito para a etapa de São Paulo, que acontece em novembro e é a última da Copa do Brasil. É a que apresenta também um nível mais alto e atrai os melhores atletas do país. Estou me esforçando muito, indo à academia, pedalando tanto nas pistas quanto na rua. É um preparo para continuar dando o meu melhor", ressalta Ruan.

Ele, que começou a competir aos cinco anos, tem multiplicada a sua responsabilidade. É que seu pai, Paulo de Sousa, além de um ciclista muito dedicado, também é vice-presidente da Associação de BMX de Aracaju. "Ele sempre me incentivou bastante e, mesmo praticando outro tipo de modalidade, me colocou no caminho do BMX. Aos sete anos já possuía uma bicicleta específica para o esporte", fala o atleta.

E o pai, que conhece como ninguém o panorama do BMX no estado, apesar de exigente, é só satisfação. "Ele tem construído uma carreira muito boa, sólida, e espero que continue crescendo e melhorando. O bicicross é muito difícil, repleto de dificuldades. Ruan, por exemplo, só veio a ter técnico este ano, que é o também atleta Gellder Nascimento. E apesar de tudo, de todas as barreiras, acho que ele veste muito bem a camisa do nosso estado". E tem como dizer não?