Recepcionistas aperfeiçoam formação com curso de telemarketing

Formação para o Trabalho
30/10/2013 13h17
Início > Notícias > Recepcionistas aperfeiçoam formação com curso de telemarketing

Era para ser um curso rápido no qual seriam transmitidos conhecimentos básicos sobre a teoria e a prática de atuação do profissional de telemarketing, mas a qualificação das alunas matriculadas, já formadas pelo curso profissionalizante de recepção, elevou o nível da qualificação, possibilitando ao instrutor chegar a conhecimentos mais profundos e complexos. Tanto o curso de Telemarketing, quanto o de Recepção foram oferecidos pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão veiculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), na Unidade de Qualificação da Produção (UQP) do bairro Santos Dumont.

O curso de telemarketing está inserido no portfólio de cursos livres oferecidos pela Fundat. Estes cursos são caracterizados pela curta duração e pela intenção de acrescentar conhecimento a uma formação ou oferecer saberes úteis para a geração de renda através do empreendedorismo. De acordo com o instrutor do curso, Edney dos Santos, a turma aproveitou muito bem as 30 horas de qualificação. "Como a turma já tinha muito conhecimento em uma área semelhante, o tempo de curso foi ideal para que elas saíssem da sala de aula prontas para atenderem não só pessoalmente, mas também por telefone", destaca.

O instrutor acrescenta que a qualificação é importante para valorizar o profissional da área. "Não é apenas atender um telefone, no curso de telemarketing. Os alunos aprendem  sobre a qualidade no atendimento a clientes, sobre as principais aplicações no telemarketing e sobre como atender uma ligação. Aprendem também como aperfeiçoar com qualidade a postura profissional e as funções do operador, conhecimentos que fazem falta para quem não passa por nenhuma qualificação", explica Edney dos Santos.

Oportunidade de emprego

 A formação e o aperfeiçoamento já geraram resultados. A maior parte das alunas já está com entrevistas de emprego marcadas para a empresa AlmaViva do Brasil, empresa que faz parte de um grupo internacional e que tem gerado muitos postos de trabalho em Aracaju. "Nós achamos que essa qualificação seria importante para incrementar o currículo, por estar em uma área parecida com a nossa e por que há muitas vagas de trabalho nessa área. No fim deu tudo certo e estamos todas animadas", diz a aluna do Curso Maria Joyce Freitas.

A AlmaViva é uma das empresas que trabalha em parceria com a Agência do Trabalhador da Fundat. A agência busca informações precisas sobre as necessidades da empresa e, de acordo com elas, orienta os trabalhadores para participar de cursos, palestras e workshops que garantam uma adequação do profissional com perfil para a área e a vaga disponibilizada.