Leishmaniose Visceral, também conhecida por calazar, é transmitida por um mosquito que vive em lugares úmidos, escuro e com acumulo de lixo orgânico. Por este motivo, os agentes do Programa de Controle de Zoonose da secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, promovem ações educativas, conscientizando a população sobre os cuidados para a prevenção da doença.
Durantes essa semana os agentes estiveram nos bairros Augusto Franco e Getúlio Vargas, locais com registros de calazar em humanos. “Medidas de prevenção e controle são tomadas para impedir a ocorrência de surtos. Quando detectado, vamos até a localidade e montamos armadilhas para a apreensão do mosquito transmissor da doença. Outra equipe faz a dedetização. Em detecções em humano o paciente é encaminhado à Unidade de Saúde do bairro para receber o devido acompanhamento médico” explica o agente Edivaldo Vieira.
A dedetização é feita em três ciclos, o primeiro é depois de detectado o foco, o segundo após um ano e o terceiro no ano seguinte. No conjunto Getúlio Vargas foi feita ação educativa, já que o último caso registrado foi há dois anos. As dedetizações foram realizadas e agora o trabalho do CCZ é para visitas educativas. No conjunto Augusto Franco os agentes também dedetizaram a ocupação Recanto dos Manguezais e a quinta etapa do conjunto, onde foram encontrados casos recentes de crianças infectadas também recebeu a visita para o controle da doença.