Goretti Reis reúne equipe gestora da Saúde de Aracaju para avaliação das ações da pasta

Saúde
01/11/2013 16h47

O cumprimento de metas e ações estratégicas para aperfeiçoar o desempenho da Secretaria da Saúde de Aracaju  foram debatidos pela secretária da Saúde Goretti Reis e o secretário adjunto Petrônio Gomes, durante reunião com Colegiado de Gestores da Saúde de Aracaju na manhã de hoje, 1º de novembro. O encontro aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde, no bairro Ponto Novo e contou com a presença dos consultores Renilsom Rehem e Maria do Carmo.

Durante a reunião, Goretti Reis parabenizou o empenho da equipe de gestores, coordenadores e diretores que têm trabalhado para evitar e gastos desnecessários no serviço público, ajudando a reduzir custos.

“Temos muitos desafios para podermos atingir a qualidade de serviço que os cidadãos merecem, mas alguns avanços já são perceptíveis em diversos aspectos da Saúde de Aracaju, como a redução de gastos com  empresas terceirizadas, telefonia e alguns materiais de uso das unidades de saúde”, enfatizou a secretária, que disse que com a redução de despesas e organização de fluxos de trabalho é possível manter as Unidades mais organizadas e eficientes, aperfeiçoando a aplicação dos recursos financeiros nas necessidades da população.

 O diretor Administrativo e Financeiro, Jogivaldo Ramos de Oliveira, apresentou levantamento das despesas mensais da Saúde, em especial das Unidades de Pronto Atendimentos (UPA’s) e destacou que os gastos com materiais nestas unidades ainda preocupam a Saúde de Aracaju, que recebe repasse muito escasso do Governo Federal para manter os serviços. “O consumo de materiais é elevado e chega onerar metade do dinheiro para compra de material das redes de serviço  em Saúde mantidas por Aracaju. Estamos iniciando um estudo detalhado das Unidades de Pronto Atendimento para que possamos avaliar a situação e tomar decisões necessárias com relação aos gastos durante este ano”, explicou.

A reunião também pautou atividades planejadas pela gestão da Saúde para as próximas semanas bem como o Seminário de judicialização que irá reunir representantes do Judiciário e da Saúde Municipal e Estadual. A coordenadora de Contratos e Convênios, Jória Dias, explicou que “o seminário tem a finalidade abrir um dialogo entre a Saúde de Aracaju  e a Justiça a fim de esclarecer e diminuir ações de judicializações contra SMS”.

A diretora do Núcleo de Planejamento da SMS, Terzinha Santos Lima, destacou está em  andamento processos para viabilizar a construção de uma maternidade no bairro 17 de Março. “No momento, estamos na fase do projeto arquitetônico que logo será entregue e avaliado pelo Ministério da Saúde. A obra esta prevista para início no ano de 2014”, informou.

A reunião também debateu contratos com prestadores de serviços ambulatoriais e hospitalares, patrimônio da secretaria, licitações, contratos, além de abastecimento de  medicamentos e desafios na gestão de pessoal, folhas de pagamento e gratificações dos servidores.