Agentes Redutores de Danos participam de capacitação

Saúde
05/11/2013 16h48
Início > Noticias > 56732

Uma semana inteira dedicada ao aperfeiçoamento dos trabalhos realizados com usuários de drogas e álcool. Assim, até o dia 8 de novembro, os Agentes Redutores de Danos estarão reunidos no Centro de Educação Permanente em Saúde, no bairro Ponto Novo, participando de palestras e treinamentos específicos para trabalhos de abordagem de campo. A ação faz parte do Programa de Estratégia de Redução de Danos e referência em álcool e outras drogas, e vem contando com a participação do presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA), Domiciano Siqueira.

“Estes agentes já passaram por um processo de formação anterior, onde aprenderam sobre o SUS e outros temas de base para o trabalho. Agora estamos abordando a questão do atendimento e das abordagens aos usuários, fazendo uma sensibilização dos nossos agentes”, disse o coordenador da Estratégia de Redução de Danos de Aracaju, Wagner Mendonça.

Aracaju está dividida em oito regiões de saúde. Segundo Wagner, cada região tem uma dupla de agentes trabalhando diretamente com a população. “A parte mais complexa fica na 5ª região, Centro de Aracaju. Nesta área temos uma alta quantidade de moradores em situação de rua e um movimento populacional muito intenso. Hoje temos 17 agentes a serviço da Secretaria da Saúde circulando manhã, tarde e noite em bairros da cidade e em áreas de risco de prostituição e uso de drogas. Os agentes saem em ações itinerantes e passam orientações em saúde, conscientização dos riscos para usuários de drogas, álcool e também abordam profissionais do sexo alertando-os para o uso de camisinha, prevenindo DST’s como doenças ainda sem cura como o vírus da Aids, o HIV”, explicou.

Referência Nacional

Domiciano Siqueira é considerado referência nas políticas brasileiras de Redução de Danos e trabalha focado na polêmica questão do tratamento gradativo, onde cada viciado precisa ser despertado aos poucos para os cuidado à saúde e prevenção de doenças. “Não existe a ilusão de se acabar com as drogas, pois as mesmas geram lucro e fomentam o mercado capitalista do consumo. Tudo que dá dinheiro prospera. Assim, nosso papel é o de tocar os viciados, despertando-os para sua própria situação, mostrando os riscos e as consequências”, enfatizou Domiciano, que já foi consultor de redução de danos em álcool e drogas e direitos humanos do Ministério da Saúde. “Quero ainda frisar que não trabalhamos com o estímulo ao consumo das drogas, porém já ficou provado que a retirada repentina ocasiona um choque nos viciados”.

O especialista bate na tecla de se trabalhar o preconceito dos agentes Redutores de Danos, através de informações que quebrem preceitos religiosos, sentimentais e econômicos. “É preciso acabar com os preconceitos sem acabar com os conceitos”, enfatizou.

Para Daniele Ribeiro Alves, que trabalha como agente Redutora de Danos, a capacitação é essencial para despertar o olhar dos profissionais. “A colaboração de Domiciano vem nos dar um olhar fora do contexto que estamos inseridos, ampliando nosso foco para a situação dos viciados. Esta forma de atuar em campo ainda é nova para nós, porém já notamos surtir efeito, pois o tratamento gradual acaba por dar aos usuários uma melhor noção de suas fragilidades, motivos para o consumo do álcool ou de drogas. Quando percebemos a necessidade de tratamento, encaminhos os pacientes ao CAPS/AD”, disse Daniele.

Confira a agenda de eventos do Programa Redução de Danos:

Dias 4, 5, 6, 7 e 8/11- CURSO ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE DANOS

8h às 12h e 14h às 17h - Treinamento sobre abordagem de cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade para público de Agentes Redutores de Danos.

Local - Centro de Educação Permanente em Saúde, bairro Ponto Novo.

 

Dia 11/11/ - OFICINA SOBRE ÁLCOOL E DROGAS NA ESCOLA

8h às 12h e 14h às 17h Pela Manhã: Oficina do Programa Estratégia de Redução de Danos e referência em Álcool e outras drogas junto ao Programa Saúde na Escola na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lamarão. Tarde de Roda de Conversa Intersetorial com (SEMFAS, Defesa Social, Universidades).

Local -Escola Municipal de Ensino Fundamental

 

Dia 12/11 - REUNIÃO REDUÇÃO DE DANOS COM PSE E SEMED

8h às 12h e 14h às 17h - Reunião entre Programa Estratégia de Redução de Danos e referência em Álcool e outras drogas, Programa Saúde na Escola e Secretaria Municipal da Educação.

Dia 13/11 - REUNIÃO REFERÊNCIAS EM SAÚDE MENTAL

8h às 12h e 14h às 17h - Programa de Estratégia de Redução de Danos e referência em Álcool e outras drogas orienta novos agentes sobre referências em saúde mental da Rede de Atenção Psicossocial em Aracaju.

 

Dia 14/11 - REDUÇÃO DE DANOS FAZ OFICINA NO CAPS

8h às 12h e 14h às 17h - Programa  de Estratégia de Redução de Danos e referência em Álcool e outras drogas promove oficina com novos agentes redutores nos CAPS Primavera e Vida que são referência no tratamento contra álcool e drogas.