Gabinete de Crise discute ações em prol dos atingidos pela chuva

Saúde
05/11/2013 18h14
Início > Noticias > 56736

Na manha desta terça-feira, 05, a secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis e o adjunto da pasta, Petrônio Gomes, receberam demais membros do Gabinete de Crise para decidirem os primeiros passos em prol dos atingidos pelas chuvas na capital. Participaram do encontro os representantes da Força Nacional do SUS, Márcio Barretto e Maria da Conceição Costa, a secretária de Ação Social de Aracaju, Maria Selma Mesquita, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Reginaldo Moura, além dos representantes da Defesa Civil estadual, José Erivaldo Mendes e Alexandre José Alves.

Goretti lembrou que esta foi a segunda reunião do Gabinete de Crise e que a determinação do prefeito João Alves Filho é priorizar as ações em prol de amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas  nos últimos dias. “As secretarias da capital estão em alerta. Na Saúde de Aracaju já estamos envolvendo os agentes para antecipar possíveis ocorrências de doenças pós chuvas, como por exemplos, dengue ou leptospirose. Nossas Unidades de Saúde estarão equipadas para casos de pronto atendimento. Assim, se faz de fundamental importância o apoio da Força Nacional do SUS no tocante a liberação de kits de atenção básica e mecanismos que facilitem a liberação de recursos federais para casos graves”, informou a Secretária.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, coronel Reginaldo Moura, em dez dias um parecer com todos os problemas ocasionados pelas chuvas será apresentado, com o objetivo de fornecer subsídios para que o prefeito João Alves Filho possa solicitar do Governo Federal  o suporte necessitado pelos aracajuanos.

“Estamos contando com todas as Secretarias envolvidas no Gabinete de Crise para que estes dados sejam levantados o quanto antes. A previsão é que antes do prazo final já tenhamos em mãos todo o levantamento dos prejuízos”, pontuou Moura. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, José Erivaldo Mendes, o papel da Defesa Civil estadual é respaldar e orientar a Prefeitura de Aracaju como proceder para que a liberação dos recursos federais aconteçam o mais breve possível.

Força Nacional do SUS

Para o coordenador da Força nacional do SUS em Sergipe, Márcio Barretto, as articulações do Gabinete de Crise são fundamentais para que o enfrentamento da situação de caos decorrentes das chuvas seja amenizado e rapidamente implantado para a população atingida. “Nossa função é integrar os órgãos envolvidos, trazendo informações de procedimentos tanto para o Capital quanto para o Estado. A Força Nacional do SUS pode contribuir fornecendo desde medicamentos até mecanismos para a recuperação de Unidades de Saúde que por acaso sofreram algum dano”, disse Márcio Barretto.