Os vendedores ambulantes exercem um papel fundamental para a economia dos centros urbanos. Considerando a importância desses trabalhadores e dos serviços prestados por eles, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está oferecendo um curso de capacitação para os ambulantes de Aracaju.
A capacitação é inteiramente gratuita e possui carga horária de dez horas, a serem executadas em um único dia, para não atrapalhar o cotidiano dos ambulantes. A primeira turma será iniciada no dia 11 de novembro, na sede da Emsurb, localizada no Parque da Sementeira. As inscrições já estão abertas e para realizá-las basta levar cópias da Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência à vice-presidência da Emsurb, também localizada no Parque da Sementeira.
O objetivo desta etapa da qualificação é capacitar 650 vendedores ambulantes, quanto à Educação alimentar. Durante as aulas, os ambulantes receberam orientações sobre a melhor forma de comercializar alimentos, atentando para do manuseio correto, higiênico e sem desperdícios. A Fundat somará a esses conhecimentos informações sobre empreendedorismo, que ajudarão os ambulantes a melhor gerir e desenvolver seus negócios.
Nas etapas anteriores outros 654 ambulantes foram formados e aprovados não só pelos executores do curso e pelos agentes fiscalizadores, mas principalmente pela população que recebeu os serviços aperfeiçoados, durante eventos da capital.